05/11/2025 – A Embratur assinou, nesta quarta-feira (5), um Memorando de Entendimento com o Import Promotion Desk (IPD), programa do governo da Alemanha para acelerar empreendimentos sustentáveis. O ato é um importante marco para o início das atividades do IPD no setor de turismo no Brasil. A solenidade aconteceu durante a WTM Londres e celebra a inserção do país junto à gama de produtos apoiados pela iniciativa alemã que promoverá acesso de experiências inovadoras e sustentáveis do país ao mercado europeu.
O propósito é alinhar esforços institucionais para o desenvolvimento econômico sustentável, apoiando pequenas e médias empresas (PMEs) de turismo, inicialmente da Região Norte do Brasil. A oficialização do memorando acontece após uma viagem de inspeção de um representante do IPD e seleção de empresas amazônicas em agosto.
O IPD é uma iniciativa financiada pelo Ministério de Cooperação e Desenvolvimento Econômico da Alemanha para conectar empresas europeias a fornecedores em 21 países. A iniciativa facilita negócios sustentáveis em turismo e outros setores como ingredientes naturais, produtos frescos, flores de corte, frutos do mar, e até tecnologia da informação, e já presta auxílio financeiro a iniciativas ligadas à sustentabilidade em países como Equador, Malawi, Nepal, Sri Lanka, Tunísia e Uzbequistão.
Juntos, a Embratur e o IPD garantirão aos empreendimentos qualificados ampliar negócios conectando-os a operadores alemães e europeus. Os encontros ocorrerão em feiras internacionais como a ITB Berlim e a WTM Londres, em famtours (viagens de familiarização) com representantes de empresas de países da Europa, roadshows e outros eventos B2B (de empresa para empresa). O acordo também inclui a oferta de treinamento sobre acesso a mercados internacionais.
“Esta parceria com o IPD é um passo fundamental na nossa estratégia de diversificar a oferta turística brasileira no exterior e promover o desenvolvimento regional sustentável”, afirmou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo. “A Amazônia possui um potencial incrível, com produtos de ecoturismo, turismo de base comunitária e experiências culturais ricas que atendem à demanda do viajante europeu”, acrescentou Freixo.
Diretora do IPD, a doutora Julia Bellinghausen, explica que com o trabalho conjunto com a Embratur é possível provocar efeitos econômicos positivos de longo prazo. “Sem nossos parceiros locais, como a Embratur, o projeto IPD teria apenas um efeito limitado e de curto prazo. São exatamente essas colaborações que atuam como catalisadores para a criação de relações comerciais duradouras e para a promoção de um impacto sustentável nas regiões”, disse.
“Nossa recente Missão de Levantamento de Informações na Amazônia destacou o notável potencial dessa região para o mercado de viagens europeu. Além de identificar oportunidades, vemos também como o IPD pode atuar como uma ponte, apoiando os prestadores locais de serviço de turismo a fortalecerem suas competências e a ingressarem com sucesso no mercado europeu. O que nos convenceu a escolher o Brasil como novo país parceiro para o Setor de Turismo Sustentável do IPD foi a base sólida e a forte colaboração entre a a Embratur e parceiros como o Sebrae e a Associação MUDA Coletivo de Turismo Responsável. Juntos, podemos criar oportunidades duradouras para negócios de turismo sustentável brasileiros na Europa”, destacou Marius Thümmrich, responsável pelo projeto de turismo no IPD.
“É um prazer ver como as abordagens do IPD e da Embratur se complementam tão bem. Estou convencido de que essa cooperação beneficiará ambos os lados – o destino e o mercado europeu – e desbloqueará novos potenciais para a indústria do turismo”, completou Thümmrich.
Sustentabilidade em foco
A iniciativa é voltada para empreendimentos já em funcionamento, e para a primeira etapa foram selecionadas cinco empresas da Amazônia, contemplando empreendedores do Amazonas e do Pará. Os selecionados receberão acompanhamento técnico por três anos, o que inclui mentoria, capacitações, apoio em marketing e a já mencionada participação em feiras internacionais. Para a próxima viagem de inspeção do IPD ao Brasil, os representantes alemães pretendem ampliar a gama de participantes amazônicos.
A aproximação entre a Embratur e o IPD busca inserir e diversificar experiencias e destinos brasileiros na prateleira das operadoras da Europa, focado inicialmente na Alemanha e no Reino Unido. As articulações para confirmar a pauta do turismo nos programas de sustentabilidade apoiados pelo Governo da Alemanha tiveram início em reuniões realizadas nas feiras ITB e WTM Londres 2024, com apoio da Embaixada do Brasil na capital alemã.
A assinatura do Memorando de Entendimento marca o início de uma parceria de longo prazo, destinada a construir pontes entre a Europa e o setor de turismo sustentável do Brasil, promovendo profissionalização, visibilidade e crescimento mútuo. Participaram do ato o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e, do IPD, o chefe de Negócios e Mercados, doutor Andreas Gemaehlich, o especialista em Negócios e Mercados do programa, Marius Thümmrich, e Rabea Bretz, da equipe da IPD.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.