IDENTIDADE

Marca Amazônia é apresentada ao mundo na WTM Londres

Marca integra estados da região Norte para reposicionar o bioma como destino internacional único, focado na sustentabilidade e na valorização das comunidades tradicionais
Márcio Menasce/Embratur
A iniciativa, fruto da parceria entre a Embratur e a Rotas Amazônicas Integradas (RAI) destaca o protagonismo das comunidades tradicionais da floresta

5/11/2025 – O Brasil apresenta, nesta quarta-feira (5), durante a World Travel Market (WTM) em Londres, um de seus principais projetos para o turismo internacional: a Marca Amazônia. O lançamento para o mercado global acontece no estande brasileiro na feira, consolidando o esforço dos sete estados da Região Norte para promover o bioma de forma integrada e sustentável.

Fruto da parceria entre a Embratur e a Rotas Amazônicas Integradas (RAI), grupo formado por representantes do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, a marca foi lançada nacionalmente em outubro, durante a ABAV Expo no Rio de Janeiro. Agora, na WTM, o foco é apresentar esse novo produto ao mundo.

O objetivo é ir além do turismo convencional, dando protagonismo e valorizando os saberes de indígenas, caboclos, ribeirinhos, quilombolas e seringueiros. Com o slogan “Você muda. A Amazônia muda você”, a iniciativa convida os viajantes a viverem experiências de profunda conexão, aprendizado e propósito na floresta.

Durante o lançamento da marca na WTM, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou o fortalecimento da Amazônia como produto turístico. “A Amazônia é uma das nossas maiores riquezas. Temos que cuidar desse nosso patrimônio. Assim, para combater as atividades ilegais, a gente tem que criar atividades legais. E o turismo é a solução. O turismo é que vai gerar emprego, vai gerar renda, o turismo de base comunitária, a economia verde”, afirmou.

Freixo também ressaltou a importância estratégica da região, que sediará a COP30 em Belém (PA). “Essa é uma responsabilidade muito grande na hora de pensar a economia, desenvolvimento, mas sempre de forma sustentável. E o mundo não será sustentável se não tiver a Amazônia”, completou.

Identidade Visual

A Amazônia é descrita como o lugar onde se aprende o tempo, os sentidos, os valores e as relações. Não se trata apenas de turismo, mas de reencontro, autodescoberta, ampliação de visão e expansão. 

Focado na vivência da biodiversidade, do clima, das singularidades culturais da região e na força das pessoas que vivem e cuidam deste território, a marca carrega em si a essência da Amazônia. Ela representa o turismo da região, buscando conectar os estados como uma experiência transformadora. 

Ativação Feel Brasil

O estande brasileiro também contou com a apresentação de duas experiências do portfólio Feel Brasil, iniciativa da Embratur voltada à promoção de vivências autênticas e sustentáveis no país. Foram destacadas a Rota do Combú, na Amazônia, e a Cozinha Pantaneira, conduzida pelo chef Paulo Machado, que levou à feira os sabores e histórias do bioma. Em parceria com a TAP Air Portugal, foram sorteadas passagens aéreas para os destinos de Belém e Pantanal, reforçando o compromisso de conectar o público internacional às experiências transformadoras que o Brasil oferece.

O Feel Brasil reúne roteiros e iniciativas que traduzem a essência brasileira por meio de experiências imersivas, que valorizam a natureza, a cultura e as comunidades locais. O projeto busca reposicionar o país no turismo internacional, convidando o visitante a sentir o Brasil em sua plenitude, com todos os sentidos, ritmos e sabores que fazem de cada destino uma vivência única e inesquecível.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.