INOVAÇÃO NO SETOR

Embratur leva startups brasileiras ao Web Summit Lisboa para internacionalizar soluções turísticas

Empresas selecionadas por programas do EmbraturLAB, com foco em ESG, dados e novas experiências, participarão de pitches, reuniões de mentoria e encontros com investidores
Paul Devlin/Web Summit via Sportsfile
O objetivo da participação de startups brasileiras ligadas ao turismo no evento é atrair a atenção do mundo para as inovações brasileiras que podem ser aplicadas no setor

10/11/2025 – A Embratur levou oito startups que desenvolvem projetos relacionados ao turismo para o Web Summit Lisboa 2025, na capital portuguesa. O evento começa nesta segunda-feira (10) e vai até quinta (13). A expectativa é que o encontro receba cerca de 70 mil participantes de todo o mundo. A ação da Agência acontece em parceria com a ApexBrasil e o Sebrae para promover a internacionalização de soluções tecnológicas brasileiras para o turismo.

As empresas selecionadas participaram dos programas de inovação “Destino Futuro” e “Pré-AceleraTur”, do EmbraturLAB, laboratório de inovação da Embratur. As startups Bebook, Dexcap (Ribus), Compensei Sustentabilidade e Bio Fábrica de Corais estarão presentes. Completam a lista Vórtex, Greenant, Neurosense e Janoo. No estande do Brasil no evento, as startups apresentarão soluções com foco em sustentabilidade, dados e novas experiências.

O objetivo da participação dos empreendimentos selecionados no evento é atrair a atenção do mundo para as inovações brasileiras que podem ser aplicadas no turismo e conectá-las a investidores globais. Durante o Web Summit, as startups participarão de uma agenda intensa que inclui pitches (apresentações rápidas), showcases de produtos, reuniões de mentoria, e encontros com investidores internacionais. E na quarta-feira (12), às 11h, o estande do Brasil sediará um encontro de turistechs para criação de redes de contatos.

Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, ao participar do evento a Agência trabalha para “internacionalizar a inteligência e a criatividade brasileira”. “Levar nossas oito ‘turistechs’ ao Web Summit Lisboa, um dos maiores eventos de tecnologia do mundo, é a prova concreta de que a Embratur está alinhada com o futuro do turismo. Essas startups, incentivadas dentro dos programas de inovação do EmbraturLAB, oferecem soluções de ponta com foco em sustentabilidade, dados e novas experiências. Elas têm todo o potencial para atrair investimento global e ajudar a transformar o nosso setor. É o uso da tecnologia promovendo modernização, inovação e sustentabilidade no turismo”, afirmou.

“Os nossos esforços são sempre em propiciar a inclusão, por isso todas as regiões brasileiras estão representadas na seleção, com destaque para as regiões Norte e Nordeste, e mais de 50% das startups são lideradas por mulheres. As startups brasileiras movimentaram quase R$ 94 milhões de reais (15,6 milhões de euros) em negócios no Web Summit, nos últimos anos. A criatividade do brasileiro é única e hoje, o Brasil se posiciona entre os cinco maiores ecossistemas de inovação representados no Web Summit, ao lado de Reino Unido, Alemanha e Estados Unidos”, disse Décio Lima, presidente do Sebrae.

“O Brasil abriga mais de 20 mil startups e esse número não para de crescer. O país é hoje uma referência em inovação na América Latina, com soluções tecnológicas escaláveis em diversos setores, que vêm despertando o interesse de investidores e empresas em todo o mundo. A ApexBrasil mantém seu compromisso de apoiar a internacionalização dessas startups, tendo o Web Summit como uma das principais iniciativas para alcançar esse objetivo”, destacou Jorge Viana, presidente da ApexBrasil.

Inovação e tecnologia no turismo

O EmbraturLAB foca em iniciativas que visam desenvolver um turismo mais competitivo, sustentável e diversificado, promovendo experiências autênticas e criando valor para os turistas e o trade de turismo nacional. O laboratório coordena iniciativas como o programa Pré-AceleraTur, parceria com o Parque Tecnológico da UFRJ e o Sebrae para fomentar práticas de ESG (ambiental, social e governança) em micro e pequenas empresas (MPEs) do setor de turismo.

Já o “Destino Futuro” é uma parceria da Embratur com a Sudene e o Porto Digital e conecta startups e empresas para desenvolver e testar soluções tecnológicas. O foco é modernizar o turismo com ferramentas como inteligência artificial e Big Data, por exemplo.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.