PLANO BRASIS

Ecoturismo, aventura e biodiversidade são destaques em estratégia para incentivar turismo internacional no Mato Grosso do Sul

Evento realizado em Campo Grande, reuniu o trade turístico local para detalhar o Plano Brasis, com uma plano de ação exclusivo para promover os destinos do estado
Messias Ferreira/ Sebrae MS
O documento é resultado de um processo de escuta ativa realizado com os principais atores do setor em MS

12/11/2025 – O Mato Grosso do Sul deu um importante passo para fortalecer sua posição como destino no mercado global. Nesta terça-feira (11), a Embratur, o Governo do Estado, por meio da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul,  e o Sebrae realizaram o encontro de apresentação e devolutiva do Plano Brasis 2025–2027. De forma inédita, o evento apresentou ao trade turístico local, as diretrizes do Plano Internacional de Marketing Turístico do Brasil e o plano de ação específico para promover o estado internacionalmente.

O documento é resultado de um processo de escuta ativa realizado com os principais atores do setor em MS. O encontro desta terça-feira funcionou como uma devolutiva desse processo, apresentando uma estratégia construída coletivamente e alinhada às potencialidades únicas do estado. O foco principal da promoção será o ecoturismo, o turismo de aventura e a rica biodiversidade local, ações que agora estarão alinhadas à estratégia nacional da Embratur.

Diretor de Marketing Internacional e Sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis explicou que a metodologia do Plano Brasis analisou mais de 32 variáveis para definir os mercados emissores prioritários para o Mato Grosso do Sul, sugerindo ações de curto, médio e longo prazo. O diretor enfatizou ainda que “a estratégia vai além de apenas focar no país, mas sim em nichos de público específicos”.

Ao afirmar que o Brasil está numa onda muito boa, Bruno Reis celebrou ainda os resultados recordes do turismo internacional no Brasil, que ultrapassou pela primeira vez os 7 milhões de visitantes, atingindo 7,6 milhões em outubro e superando as metas que foram estabelecidas para o ano. 

Diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Bruno Wendling evidenciou que o Plano Brasis representa um marco importante para o turismo internacional do país e reforça o trabalho que já vem sendo realizado no estado. “O mais importante é que ele traz diretrizes específicas para cada estado, reconhecendo as particularidades e potencialidades regionais. Isso vai ajudar muito os destinos que ainda não possuem uma estratégia própria. No nosso caso, o documento vem para fortalecer o que já vínhamos desenvolvendo. Nosso papel agora é avaliar o que foi desenhado para o estado, fazer os ajustes e potencializar o que já está posto”, afirmou.

Para Sandra Amarilha, diretora-técnica do Sebrae no MS, o plano é fundamental para a eficiência e o alinhamento do setor. “O Plano Brasis alinha a estratégia das nossas instituições para promover Mato Grosso do Sul no mercado internacional, direcionando esforços e investimentos com base em dados e resultados efetivos. O Sebrae atua no fomento ao turismo para a inclusão dos pequenos negócios em diferentes elos da cadeia, da gastronomia e economia criativa à hospedagem e aos atrativos. Sabendo das principais necessidades e interesses dos turistas estrangeiros, podemos apoiar os empreendedores para que se preparem para esse mercado internacional de forma assertiva”

Estratégia

O Plano de Ação para a Promoção Turística Internacional de Mato Grosso do Sul orienta a atuação do estado no mercado internacional, alinhando as diretrizes nacionais às vocações locais. 

Diversos destinos foram destacados como pilares centrais da promoção. O estado, que abriga 65% da maior planície alagável do planeta, o Pantanal, foi orientado a associar suas experiências ao conceito de “safári”. A estratégia destacou produtos como a hospedagem imersiva em fazendas, o safári fotográfico, a Cavalgada Pantaneira e os cruzeiros fluviais.

Eleito 18 vezes o melhor destino de Ecoturismo do Brasil, Bonito e seu entorno serão promovidos por suas experiências em rios de águas cristalinas, grutas (como a do Lago Azul) e o Abismo Anhumas. O plano recomenda vincular a região à crescente demanda global por bem-estar, autocuidado e imersão na natureza. A iniciativa também destaca o potencial de Campo Grande como pólo de eventos, impulsionado pelo Bioparque Pantanal e as Várzeas do Rio Ivinhema para a observação de aves. 

Dividido em três níveis, a estratégia traz os mercados emissores prioritários para Mato Grosso do Sul. Para atingir e potencializar estes públicos, o plano incentiva o uso de campanhas cooperadas, além da realização de press trips e famtours. 

Além disso, os participantes do evento conheceram os principais mercados emissores para o estado, perfil dos viajantes, motivação das viagens, entre outros pontos. 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.