12/11/2025 – Reconhecida como um dos maiores emissores de turistas do mundo, a China é hoje um mercado estratégico para o turismo brasileiro. De olho nesse público, a Embratur promove o projeto Connecting Cultures: Brasil–China 2025, em parceria com a China International Communications Group Center for the Americas (CICG Center for the Américas) e a Lipe Travel Hub, trazendo ao Brasil sete comunicadores de alto impacto junto ao público chinês.
Entre segunda-feira (10) e terça-feira (18), influenciadores digitais e jornalistas chineses participam de uma jornada imersiva por São Paulo, Foz do Iguaçu (PR) e Rio de Janeiro, vivenciando experiências que destacam a diversidade, a sustentabilidade e a hospitalidade do Brasil.
A ação, voltada a aproximar os dois países por meio do turismo, da cultura e da comunicação, faz parte da estratégia da Agência para posicionar o País como destino prioritário nos mercados internacionais, utilizando o turismo como ferramenta de desenvolvimento econômico e de fortalecimento das relações bilaterais.
“Mais do que uma ação de promoção turística, esta iniciativa é um símbolo da amizade e da cooperação entre os países. A aproximação com a China representa um avanço fundamental para a internacionalização do turismo brasileiro, com impactos diretos na economia e na imagem do Brasil no exterior”, afirmou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
Influenciadores e jornalistas chineses
A press trip contará com sete convidados da China, sendo quatro influenciadores digitais (KOLs), selecionados pela CICG Center for the Américas, e três representantes da própria CICG Center for the Américas e pela Lipe Travel Hub. Os participantes produzirão vídeos, postagens e reportagens que serão veiculados em plataformas chinesas como Weibo, Douyin (TikTok chinês), Xiaohongshu e WeChat, ampliando a visibilidade do Brasil junto ao público daquele país.
Fortalecimento das relações
O Connecting Cultures reflete o fortalecimento das relações diplomáticas e culturais entre Brasil e China, em um momento estratégico para consolidar o país como destino sustentável, diverso e inovador no cenário global.
Além de gerar conteúdo digital em mandarim, a iniciativa promoverá cobertura espontânea na mídia chinesa, especialmente por meio dos canais oficiais da CICG Center for the Américas, que mantém veículos influentes como China Today, Beijing Review e China Pictorial, alcançando milhões de leitores e seguidores.
Feel Brasil no roteiro
A experiência passa por São Paulo capital, Foz do Iguaçu, no Paraná, e Rio de Janeiro. A jornada inclui diversas atividades. Entre elas estão experiências do Feel Brasil, iniciativa da Embratur, em parceria com o Sebrae, que traz 101 experiências, em 61 municípios, de 27 unidades da Federação. Destas, 59% são lideradas por mulheres e mais de 80% contam com equipes inclusivas e engajamento com sustentabilidade social e ambiental.
Mercado chinês
A press trip se soma a outras iniciativas da Embratur no mercado chinês, como a participação na ITB China, o lançamento da plataforma Visit Brasil em mandarim e novas parcerias de comunicação voltadas a promover o país em um dos maiores mercados emissores de turistas do mundo.
De acordo com estudos recentes da GlobalData, a China registrou 162 milhões de viagens internacionais em 2024, e esse número pode chegar a 310 milhões até 2040. Com alto poder de gasto e crescente interesse por destinos sustentáveis, culturais e de natureza, o turista chinês representa uma oportunidade estratégica para o Brasil.
Com o Connecting Cultures: Brasil–China 2025, a Embratur reforça seu compromisso em promover o Brasil de forma autêntica, responsável e inovadora, conectando culturas e consolidando o turismo como ponte de diálogo e desenvolvimento entre as nações.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.