AFROTURISMO

Embratur leva ações de promoção global do afroturismo à primeira edição do Black Travel Summit na América do Sul

Participação no evento integrou série de ações comemorativas dos 60 anos da Agência. Evento foi palco de discussões sobre inclusão e diversidade, com foco na cultura afro e indústria de viagens
Divulgação/Embratur
A Embratur apoiou e participou do evento internacional voltado à promoção da representatividade, do empoderamento e da inclusão de viajantes negros em todo o mundo.

17/11/2025 – A primeira edição do Black Travel Summit na América do Sul aconteceu entre os dias 13 e 16 de novembro, no Rio de Janeiro. A Embratur apoiou e participou do evento internacional voltado à promoção da representatividade, do empoderamento e da inclusão de viajantes negros em todo o mundo. A presença da Agência no Black Travel Summit integra ainda a programação de ações comemorativas aos 60 anos da Embratur, destacando o Afroturismo.

Com uma programação que combinou debates, experiências imersivas, capacitações e oportunidades de negócios, o BTSummit fortalece a presença negra no turismo e abre caminhos para a criação de políticas e iniciativas mais inclusivas dentro da indústria global de viagens.

A Embratur levou ao evento uma série de ações estratégicas e institucionais, com o objetivo de ampliar a presença do Brasil nas discussões internacionais sobre o Afroturismo. “Estar na primeira edição do BTSummit na América do Sul é uma oportunidade única de mostrar o Brasil como referência global em diversidade e como um país que transforma sua herança afro-brasileira em experiências autênticas e transformadoras para o turista”, reforça o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

Ainda segundo Freixo, a escolha do Afroturismo como tema inicial das ações de aniversário da Agência reforça o compromisso em promover a diversidade, a pluralidade e a cultura afro-brasileira como pilares centrais da imagem do Brasil no exterior.

“É simbólico que as comemorações dos 60 anos da Embratur integrem um evento que coloca o Afroturismo no centro das discussões globais. O Brasil é uma potência cultural e histórica, e o turismo tem um papel fundamental em mostrar essa diversidade ao mundo. Ao sediar o BTSummit, o Brasil reafirma sua posição como um destino que valoriza sua história, sua cultura e seu povo, e fortalece o compromisso da Embratur em promover um turismo mais diverso, inclusivo e representativo”, afirma Freixo.

O evento recebeu cerca de 300 participantes, dos seguintes países: Estados Unidos, Brasil, Argentina, Colômbia, Reino Unido e Benim.

Embratur em destaque no evento

Além da presença institucional da Agência, a marca Visit Brasil foi promovida em materiais impressos e digitais do evento, ampliando a visibilidade do país como destino de turismo afro, cultural e sustentável.

A programação incluiu uma Breakout Session, na qual a coordenadora de Afroturismo da Embratur, Tania Neres, apresentou as principais entregas e estudos de caso da Agência na promoção do segmento. Durante a sessão, foi também lançado o novo módulo de Cultura e Afroturismo do Brasil Travel Specialist, programa de capacitação voltado a agentes de viagens internacionais interessados em vender o Brasil como destino turístico.

Além disso, esteve presente no Wavelength, iniciativa promovida pela Black Travel Alliance, que reuniu 12 jornalistas e criadores de conteúdo internacionais em uma mesa de trabalho voltada à troca de experiências e à construção de parcerias de comunicação.

A presença da Agência no Black Travel Summit 2025 dá continuidade ao trabalho iniciado na edição anterior, em 2024, realizada nos Estados Unidos. Na ocasião, a Agência apresentou cases de sucesso e estabeleceu conexões estratégicas que contribuíram para a vinda do evento ao Brasil este ano, o que representa um passo decisivo para consolidar o país como um dos principais protagonistas do Afroturismo mundial.

Programação 

A programação do Black Travel Summit 2025 incluiu exposições, painéis, competições de startups, sessões de bem-estar, palestras e o tradicional Black Travel Awards Gala, que celebra iniciativas e profissionais que promovem a diversidade no turismo global. Entre os temas em destaque estiveram o papel das mídias negras no mercado de viagens, estratégias de marketing inclusivo e o fortalecimento das narrativas afrodescendentes no setor.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.