17/11/2025 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, chegou à Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), em Belém (PA), nesta segunda-feira (17), na semana em que o turismo é um tema prioritário, com dois dias de programação. Freixo passará três dias na capital paraense cumprindo uma série de agendas do clima relacionadas à promoção internacional do Brasil, à sustentabilidade no turismo e ao potencial deste setor econômico no enfrentamento aos desafios climáticos mundiais.
A primeira agenda do presidente da Embratur na COP30 foi um encontro institucional com o governador do Pará, Helder Barbalho. Na reunião, Freixo presenteou o chefe do Executivo do Pará com uma medalha que celebra os 60 anos da Agência e um exemplar do Plano Brasis, plano de marketing internacional da Embratur 2025-2027, e falou dos resultados do turismo. Eles também discutiram a importância da promoção internacional da Amazônia como forma de gerar alternativas econômicas para comunidades, ajudando a combater o desmatamento.
“A COP30 em Belém é o palco para o Brasil mostrar ao mundo que a solução para a crise climática passa pela Amazônia. Nossa reunião com o governador Helder Barbalho é parte dessa parceria. O Pará é a vitrine desse novo Brasil, e o turismo sustentável, que é central no nosso Plano Brasis, é a ferramenta mais eficaz para gerar uma economia de baixo carbono, que mantém a floresta em pé e melhora a vida da população. Vamos promover internacionalmente um destino que protege o planeta.”
Pela Embratur, integraram a reunião com Barbalho, ainda, André Orengel, Gerente de Interlocução Interministerial da Embratur, e Monique de Lima, coordenadora de Parcerias Institucionais e Patrocínios da Agência.
Freixo também esteve, nesta segunda, com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, o Ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, e o ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte do Brasil, Márcio França, o presidente do Sebrae, Décio Lima, e representantes do BNDES, durante o lançamento do Programa Coopera + Amazônia, que busca promover e impulsionar o desenvolvimento das cadeias produtivas do açaí, da castanha-do-Brasil, do babaçu e do cupuaçu da Amazônia Legal.
Agendas da semana
Na terça-feira (18), o presidente da Embratur visitará a Exposição Vozes dos Oceanos. Iniciativa lançada em 2021, pela família Schurmann, que estará presente, combate a poluição dos oceanos. Na sequência, o presidente da Embratur participa de um encontro institucional com os Schurmann e representantes da gigante do streaming Netflix.
E na quarta (19), Freixo participará da abertura oficial do Dia do Turismo, com o ministro do Turismo, Celso Sabino, e de Zurab Pololikashvili, representante da ONU-Turismo.
O Pará em números
Definição de superlativo entre os estados do Brasil, com 1,2 milhão de km², O Pará recebeu, em 2024, 33,2 mil turistas internacionais, 53% a mais que no consolidado de 2023. Os principais emissores vieram de Suriname, França, Estados Unidos, Portugal e Alemanha. A conectividade foi um dos pontos de destaque, com novas rotas já anunciadas, além do reforço da temporada de cruzeiros que atrai visitantes da América do Norte e Europa.
Também no ano passado, o Pará registrou 779 voos internacionais, com destaque para rotas diretas a partir dos Estados Unidos, Portugal, Suriname e Guiana Francesa. Sobre as motivações pelas quais os turistas escolheram o estado no período, o lazer foi o destaque, representando 56% das chegadas, impulsionadas por atrativos como a gastronomia de Belém, que é reconhecida pela Unesco, e destinos como Santarém/Alter do Chão, a Ilha do Marajó, a área de proteção ambiental de Ajuruteua (no nordeste do estado) e o Mangal das Garças, em Belém.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.