MARCO HISTÓRICO

Embratur celebra marca histórica de 8 milhões de turistas internacionais no Brasil com lançamento de “turistômetros”

Painéis eletrônicos no Rio de Janeiro (RJ) e em Brasília (DF) mostrarão, em tempo real, a projeção de visitantes; Agência também lançou premiação inédita para o trade
Márcio Menasce/Embratur
Segundo Freixo, a expectativa é que o Brasil encerre o ano com mais de 9 milhões de chegadas estrangeiras

24/11/2025 – Mais de 8 milhões de turistas internacionais já estiveram no Brasil neste ano. A Embratur celebrou a marca inédita e histórica nesta segunda-feira (24), no Museu de Arte do Rio (MAR), no Rio de Janeiro (RJ). A solenidade foi comandada pelo presidente da Agência, Marcelo Freixo, e contou com o lançamento do Prêmio Embratur Visit Brasil, que vai homenagear instituições e personalidades que contribuíram para fortalecer a imagem do país no cenário global.

Na solenidade, Freixo deu o pontapé inicial da contagem, em tempo real, dos turistas que visitam o país. A apuração segue até o dia 31 de dezembro. A expectativa é que o Brasil encerre o ano com mais de 9 milhões de chegadas estrangeiras. Batizados de “Turistômetros”, dois grandes painéis, com cinco metros de altura, indicam em tempo real o volume de chegada de turistas internacionais do Brasil. Um foi instalado na Orla de Copacabana, no Rio de Janeiro, e outro na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, também participou do evento ao inaugurar o Turistômetro direto da capital federal. Os equipamentos foram pensados para trazer impacto e projeção de comunicação, evidenciando o crescimento exponencial do turismo internacional no atual momento do país.

Os Turistômetros fazem parte da campanha nacional que vai celebrar a marca recorde de 8 milhões de turistas estrangeiros no Brasil em menos de um ano. A iniciativa traz como mensagem principal “O Recorde no turismo estrangeiro é o orgulho de um país inteiro”. Peças da campanha contam histórias de pessoas reais, que trabalham em diferentes atividades do setor turístico no Brasil, destacando o impacto do turismo internacional para o desenvolvimento social e para a economia do país, gerando emprego e renda para milhares de famílias.

“Chegamos a 8 milhões de turistas internacionais entrando no Brasil. É mais um recorde histórico. É um número espetacular. O Brasil, que nunca havia chegado a 7 milhões, está chegando a 9 milhões em um ano, um aumento de mais de 40% comparado ao ano passado. E o mais importante, a geração de emprego, a geração de renda. Isso é o mais importante que a gente tem aí hoje para comemorar em relação ao turismo no Brasil”, afirmou Marcelo Freixo.

O ministro do Turismo comentou os resultados positivos do turismo brasileiro e a expectativa de chegadas de visitantes internacionais ao país até o final do ano. “A liderança do presidente Lula no cenário internacional, sem dúvida nenhuma, é um ponto muito importante para alcançar esse número. Essa marca inédita é fruto de um trabalho sério, planejado, junto com a Embratur e todos os agentes que têm colaborado com o turismo nacional. Hoje, o Brasil começa a colher os frutos com o turismo, gerando oportunidades, empregos e renda para o nosso país. Somos a bola da vez no cenário internacional”, ressaltou Sabino.

O diretor do escritório regional da ONU Turismo para as Américas, Heitor Kadri, destacou a importância do trabalho conjunto entre governo e o setor privado. “A equipe da Embratur está fazendo um trabalho fenomenal. Hoje existe uma verdadeira união do Governo Federal em torno do turismo, fortalecendo quem faz o setor acontecer. Nesse ambiente de diálogo, a Agência das Nações Unidas para o Turismo passa a se somar a esse time de gigantes, e é uma honra enorme começar essa colaboração. Tenho convicção de que vamos ajudar não só o Rio de Janeiro, mas todo o Brasil, que vem se posicionando de maneira internacionalmente contundente — algo essencial para o turismo”.

A diretora Executiva da Visit Rio, Roberta Werner, também comemorou o bom resultado. “Realmente a gente tem um cenário extremamente positivo. Não estamos apenas celebrando as conquistas, estamos celebrando uma jornada. A jornada de um país que portou com muito vigor no marco do turismo mundial e de um Rio de Janeiro que reafirma com muito orgulho a vocação de receber o mundo”, afirmou.

Reconhecimento na promoção internacional

O dia foi marcado ainda pelo anúncio do Prêmio Embratur Visit Brasil. Uma iniciativa inédita da Agência, em co-realização com a Revista Exame, que vai destacar instituições e personalidades que contribuíram para fortalecer a imagem do país no cenário internacional, estimulando a vinda de turistas estrangeiros. A premiação celebra a excelência e o protagonismo de diversos atores da cadeia produtiva que trabalham para fortalecer a imagem do Brasil no exterior, ressaltando a importância do trabalho conjunto entre a Agência, o setor privado e entes federativos.

O prêmio reconhecerá ações desenvolvidas e resultados alcançados entre 1º de novembro de 2024 e 30 de novembro de 2025 em diversas categorias. Entre os segmentos avaliados estão Destinos, Companhias Aéreas, Hotelaria, Aeroportos e Convention & Visitors Bureaux, que promovem a imagem e os atrativos brasileiros no mercado internacional. A iniciativa valoriza o papel de cada elo da cadeia produtiva na atração de turistas estrangeiros conectada com o Plano Brasis.

A premiação também destaca temas estratégicos como Prática Sustentável, Turismo Regenerativo, Solução Tecnológica para o turismo internacional e Liderança Feminina na promoção do turismo. O objetivo é reconhecer o esforço em inovar e incorporar responsabilidade socioambiental e equidade de gênero na promoção do Brasil.

As inscrições foram abertas e seguem até o dia 25 de janeiro de 2026, por meio do site da Prêmio Embratur Visit Brasil. O anúncio dos vencedores e entrega da premiação acontece em março do ano que vem, durante o Visit Brasil Summit, que irá acontecer em Brasília/DF.

Clique aqui e acesse o site da premiação.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.