TURISMO GASTRONÔMICO

Brasil é país homenageado no Encontro de Gastronomia, Turismo e Saberes, no Chile

Chefs renomados do Pará e Rio Grande do Sul levam o Feel Brasil e a diversidade dos sabores brasileiros para a capital chilena em evento que homenageia o país e impulsiona o mercado turístico
Renato Vaz / Embratur
A Embratur promoverá ações estratégicas com parceiros chilenos durante o encontro

26/11/2025 – O Brasil é o país convidado da primeira edição do Encuentro de Gastronomía, Turismo y Saberes, em Santiago, no Chile. O evento, que começou nessa segunda-feira (24) e segue até quinta-feira (27), fortalece o intercâmbio de experiências entre os dois países. O Chile figura hoje como o terceiro maior emissor de turistas internacionais para o Brasil.

Para destacar a homenagem chilena à gastronomia nacional, a Embratur levou dois renomados chefs ao festival: Saulo Jennings, do Pará, e Marcos Livi, do Rio Grande do Sul. A dupla participa do evento representando experiências do portfólio Feel Brasil. Jennings apresentará a Piracaia da Amazônia, tradição gastronômica ancestral de ribeirinhos em Alter do Chão (PA): peixes frescos, pescados no mesmo dia, assados lentamente sobre brasas, enquanto histórias são compartilhadas ao redor do fogo às margens do Rio Tapajós. 

Já Livi representa a experiência Ferro e Fogo na Serra Gaúcha, que transforma o ato de comer em um espetáculo sensorial ao combinar um banquete de cortes premium, preparos ancestrais e 50 hectares de natureza intocada. Os chefs integram a delegação nacional, participando de cookings shows e palestras. Importante lembrar que Saulo Jennings foi nomeado Embaixador do Turismo Mundial pela ONU durante o G20 Brasil 2024.

A Embratur promoverá ações estratégicas com parceiros chilenos durante o encontro. Ao lado da Subsecretaria de Turismo do Chile, a Agência oferecerá um coquetel no Sky Costanera, com menu assinado pelo chef Marcos Livi. Na programação técnica do encontro, a Gerente de Projetos Estruturantes, Ana Paula Jacques, fará uma palestra em um painel focado no turismo entre Brasil e Chile.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou a importância da presença do Brasil no evento. “A homenagem do Chile, que é um grande parceiro e mercado prioritário, à gastronomia brasileira reforça o protagonismo da Embratur na promoção da imagem do Brasil no exterior. Em especial na América do Sul. Nossa presença no Encuentro de Gastronomía, Turismo y Saberes, com chefs que representam a diversidade e a qualidade das experiências turísticas nacionais, mostra que o trabalho conjunto com parceiros, como o setor privado e o governo chileno, é crucial para impulsionar a atração de turistas internacionais para os nossos destinos e gerar desenvolvimento econômico”, disse.

Mercado estratégico

O Chile é um mercado em forte crescimento para o turismo brasileiro, o terceiro em volume de emissão de visitantes. Entre janeiro e outubro de 2025, o Brasil recebeu 661.850 turistas chilenos, mais do que todo o ano de 2024, quando 653.895 viajantes do país vizinho desembarcaram por aqui. Além disso, no comparativo com o mesmo período, a vinda desses visitantes apresentou um crescimento de 27,69% em relação ao ano passado, reforçando a importância da promoção integrada.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.