PROMOÇÃO INTERNACIONAL

Sustentabilidade e experiências autênticas se destacam na estratégia de promoção internacional do turismo no Mato Grosso

Embratur, Sebrae e Governo Estadual apresentaram o Plano Brasis trade turístico, com ações para divulgar as belezas do estado no mercado turístico global
Eudes Benício / Embratur
Iniciativa reuniu integrantes de diferentes segmentos do trade turístico local

26/11/2025 – A Embratur, o Sebrae e o Governo de Mato Grosso, apresentaram nesta quarta-feira (26), em Cuiabá (MT), o Plano Brasis, o novo Plano Internacional de Marketing Turístico do Brasil. A iniciativa reuniu integrantes de diferentes segmentos do trade turístico local, com o objetivo de alinhar as ações às diretrizes do documento que guia a promoção turística internacional do Brasil. Um plano de ação preparado exclusivamente para o estado também foi apresentado visando garantir que as singularidades do Mato Grosso sejam peças centrais na atração de visitantes estrangeiros.

Considerado uma potência turística, Mato Grosso conta com três ricos biomas: o Pantanal, o Cerrado e a Amazônia, além do ecossistema Araguaia, se consolidando no cenário mundial como um destino de excelência para quem busca Natureza e Ecoturismo. 

Com o Pantanal, Mato Grosso oferece uma das maiores concentrações de vida selvagem do planeta, um atrativo para o  turismo de safári, com a observação da vasta flora e da  fauna, sobretudo de onças-pintadas e diversas espécies de aves. 

Além disso, outro atrativo do estado é a Chapada dos Guimarães, que apresenta um turismo de aventura e contemplação em meio ao bioma Cerrado, com cachoeiras, paredões de arenito e sítios arqueológicos, mostrando que o Mato Grosso é único em diversidade de experiências. Soma-se a isso o turismo de povos originários, com o etnoturismo e o afroturismo.

Ao apresentar o Plano Brasis ao trade local, o gerente de Negócios e Estratégias para o Mercado Internacional da Embratur, Alexandre Nakagawa, destacou que “já temos estados que estão modificando suas estratégias de promoção turística internacional a partir das diretrizes que o Plano Brasis apresenta. Essa é uma ferramenta importante, construída em conjunto, que agora fica à disposição de gestores e do trade local. Em linhas gerais, refletimos sobre “onde”, “como” e “o quê” promover do Mato Grosso para o mundo, a partir do que o Plano Brasis orienta. O estado tem “joias” para a promoção turística internacional, com várias oportunidades para serem exploradas”, disse.

Descentralização

A principal inovação do Plano Brasis é a sua característica descentralizadora, que valoriza e destaca a diversidade do país. Para o Mato Grosso, isso significa a divulgação estratégica de seus atrativos em ferramentas diversas como famtours, press trips e participação em feiras internacionais. A promoção internacional será sustentada também pelo portfólio Feel Brasil, que valoriza a autenticidade e as ofertas de micro e pequenos negócios locais, pilares do Ecoturismo mato-grossense.

O Governo do Estado, vê na iniciativa uma oportunidade para diversificar a economia regional e impulsionar a infraestrutura turística. “Temos investido em infraestrutura, logística e em segurança para que os turistas venham ao Mato Grosso e vivam as melhores experiências, se sintam protegidos, acolhidos e levem as melhores memórias”, disse César Miranda, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT).

A diretora-superintendente do Sebrae/MT, Lélia Brun, destaca que o potencial turístico do estado conta com mais de 135 mil empresas ligadas direta e indiretamente ao setor. “A cadeia do turismo promove empregos e gera renda em suas diversas áreas de atuação, que abrangem cerca de 100 segmentos. A grande maioria destas empresas, cerca de 95%, são pequenos negócios e por isso unimos forças para promover o empreendedorismo e fortalecer o ecossistema turístico no estado”, reforça. 

André Schelini, diretor Técnico do Sebrae/MT, evidenciou que “temos um estado visionário, que investe em infraestrutura e com o apoio do Sebrae promove o desenvolvimento dos pequenos negócios deste imenso ecossistema do turismo, para oferecermos um turismo sustentável, organizado, estruturado e que preserva suas riquezas. Somos destaque internacional na conservação e no cuidado com o meio ambiente”, salientou.

Para a Secretária-Adjunta da Sedec-MT, Maria Letícia Arruda, “o turismo se constrói em meio a muitos desafios, mas também com muitas mãos trabalhando juntas para superá-los. Para nós, o Plano Brasis é mais do que uma estratégia de promoção internacional, é uma oportunidade concreta de diversificar a nossa economia, fortalecer a infraestrutura turística e garantir que o fluxo de visitantes se traduza em renda e qualidade de vida para as comunidades que vivem aqui”, disse.

Segundo ela, “quando sentamos juntos, trocamos ideias e somamos esforços, conseguimos ser mais assertivos nas políticas públicas e na construção de um turismo que valorize aquilo que Mato Grosso tem de mais forte que são seus biomas, sua cultura e seu povo”, concluiu Maria Letícia Arruda.

O evento contou ainda com a participação de Alisson Andrade, coordenador de Mercados Internacionais da Embratur, que detalhou as ferramentas promocionais que integram o Plano Brasis e serão usadas para levar a experiência mato-grossense ao exterior.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.