1º/12/2025 – A Embratur participa, entre os dias 1º e 5 de dezembro, da Conferência Anual e Marketplace da USTOA 2025, em Washington, DC, nos Estados Unidos. O evento é um dos mais importantes do setor de viagens dos Estados Unidos e representa para a Agência uma oportunidade estratégica de reforçar o posicionamento do Brasil no mercado norte-americano.
Na ocasião, a Agência apresentará destinos, produtos e experiências brasileiras, com foco tanto nos roteiros consolidados quanto nas possibilidades além dos cartões-postais tradicionais.
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a participação na USTOA permite também “identificar tendências, preferências de consumo e oportunidades para parcerias concretas, além de negociar ações conjuntas e inserções comerciais para os próximos anos. Essa ação amplia a presença do Brasil nos catálogos das principais operadoras dos EUA, responsáveis por moldar as escolhas de milhões de viajantes”, finalizou.
A Embratur também participará, na Conferência, do World Bazaar, onde terá um espaço dedicado à plataforma de capacitação Brasil Travel Specialist, lançada pela Agência com versão em inglês para formar agentes norte-americanos especializados no destino Brasil. A estratégia deve transformar a experiência lúdica em porta de entrada para conversas e negociações mais profundas sobre produtos turísticos brasileiros.
Ações
A presença na USTOA encerra um ano de ações da Embratur no mercado dos Estados Unidos, que envolveram famtours, press trips, eventos promocionais, a Galeria Visit Brasil Pantanal 2025 em Nova Iorque, o Roadshow Brasil DNA e participações em feiras do setor.
A atuação contínua vem reforçando o relacionamento com operadores, agentes e formadores de opinião em um momento de retomada da obrigatoriedade de vistos para turistas norte-americanos, tornando ainda mais importante o trabalho de posicionamento e qualificação da imagem do Brasil.
Além da Embratur, o Brasil contará com a participação de outros membros associados da USTOA, como a Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul, a Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, o Visit Iguassu e DMCs como Blumar Brazil e Compass Brazil. A presença conjunta fortalece a construção de um ecossistema integrado de promoção internacional, ampliando a competitividade do Brasil no mercado.
USTOA
Com a participação na Conferência Anual e Marketplace da USTOA 2025, a Embratur reforça seu compromisso com a ampliação da conectividade, a geração de negócios e a construção de parcerias estratégicas que contribuam para o aumento do fluxo de visitantes dos Estados Unidos e para o fortalecimento do turismo brasileiro nos próximos anos.
A United States Tour Operators Association (USTOA) reúne algumas das maiores e mais respeitadas operadoras de turismo do planeta. As empresas membro movimentam cerca de US$ 19 bilhões em receitas anuais e levam aproximadamente 9,8 milhões de viajantes a destinos em todo o mundo, seguindo rígidos padrões financeiros e de governança.
Norte-americanos no Brasil
O mercado estadunidense possui características que reforçam sua relevância estratégica para o Brasil. Em 2024, foram aproximadamente 142 milhões de viagens internacionais realizadas pelos americanos e mais de 728 mil turistas dos EUA vieram ao Brasil, o que representa 10,8% do receptivo total, mantendo o país como o segundo maior emissor ao Brasil. Em 2025, até outubro, já foram cerca de 614 mil turistas daquele país visitando os destinos brasileiros.
“Trata-se de um público exigente e de alto poder aquisitivo: o gasto médio supera US$ 3,6 mil por viagem. A preferência por sol e praia – segmento que representa 39% do interesse dos turistas desse mercado – se soma à busca crescente por experiências de natureza, aventura, cultura e vida selvagem, ampliando as possibilidades de promoção de destinos brasileiros ainda pouco explorados”, finaliza Freixo.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.