03/12/2025 – Lançado no dia que o Brasil atingiu a marca recorde de 8 milhões de turistas internacionais, o Prêmio Embratur Visit Brasil está com as inscrições abertas até 25 de janeiro. A iniciativa da Agência em parceria com a Revista Exame vai homenagear instituições e personalidades que contribuíram para fortalecer a imagem do país no cenário global, estimulando a vinda de turistas estrangeiros para os destinos nacionais, com critérios focados em diversidade e sustentabilidade em todas as categorias.
De acordo com o regulamento, serão avaliadas ações desenvolvidas e resultados obtidos no período entre 1º de novembro de 2024 e 30 de novembro de 2025, que tenham contribuído de forma efetiva e mensurável para alavancar a imagem turística do Brasil no exterior e para o aumento da entrada de turistas internacionais e de divisas para o Brasil. O objetivo é destacar iniciativas executadas em consonância com o Plano Brasis, – Plano Internacional de Marketing Turístico 2025-2027.
O prêmio terá oito categorias de destaque na promoção da imagem do Brasil no exterior. Entre elas estão destino; companhia aérea; aeroporto; convention & visitors Bureaux; hotelaria; prática sustentável ou turismo regenerativo; solução tecnológica para turismo internacional; e liderança feminina na promoção turística do Brasil no exterior.
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o prêmio é um reconhecimento do trabalho de todo o trade turístico brasileiro nos recordes que o Brasil vem batendo com a chegada de turistas internacionais e entrada de divisas. “O lançamento deste prêmio celebra um momento histórico para o nosso país. Nós passamos da marca recorde de 8 milhões de turistas internacionais em menos de 11 meses. A gente tem elementos para afirmar que chegaremos a 9 milhões em 2025. Atingir esta marca prova que o Brasil voltou a ser um protagonista no cenário global”, comemora.
“Com o Prêmio Embratur Visit Brasil, queremos reconhecer e valorizar as empresas, destinos e personalidades que, alinhadas ao nosso Plano Brasis, têm trabalhado arduamente para impulsionar a imagem do Brasil no exterior, garantindo mais divisas e empregos para o nosso povo. É uma forma de honrar quem constrói o Brasil, porque turismo é sobre quem recebe, é geração de desenvolvimento, emprego e renda”, completa Freixo.
Os concorrentes
São públicos alvo do Prêmio Embratur Visit Brasil empresas da cadeia produtiva do turismo, como aeroportos, convention & visitors Bureaux, agências de viagem, hotéis, restaurantes, companhias aéreas e empresas de tecnologia. Também podem concorrer cidades, estados e regiões turísticas que oferecem produtos e serviços que realizam promoção internacional; além das lideranças femininas. Os vencedores levarão o Troféu Prêmio Visit Brasil: os melhores na promoção turística internacional do país.
A premiação está prevista para 30 de março de 2026, em Brasília (DF), durante o Visit Brasil Summit 2026. Além do troféu, os vencedores serão anunciados em meios de comunicação e terão a oportunidade de fazer um pitch de apresentação de até 10 minutos durante o evento.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.