3/12/2025 – A Embratur e o Airbnb assinaram, nesta quarta-feira (3), um Memorando de Entendimento (MOU) para fortalecer a promoção internacional do Brasil e ampliar o uso de dados estratégicos para o desenvolvimento do turismo. A parceria prevê cooperação em inteligência de mercado, ações conjuntas de divulgação e iniciativas específicas voltadas ao fortalecimento do turismo comunitário e promoção da cultura brasileira para os turistas internacionais. O acordo também reforça o apoio do Airbnb às campanhas digitais da Agência, ampliando o alcance da Marca Brasil no exterior.
A Embratur e o Airbnb já haviam cooperado anteriormente, resultando na criação da Rota do Afroturismo no Rio de Janeiro, elaborada em parceria com profissionais e organizações do segmento. Lançada em português e inglês como parte do programa Rotas Airbnb, a iniciativa destaca a história e a cultura afro-brasileira na capital fluminense.
O Airbnb tem papel importante no atendimento à demanda de hospedagem no país e defende políticas que gerem oportunidades tanto para anfitriões quanto para as comunidades locais. O fluxo de visitantes hospedados por meio da plataforma movimenta setores como alimentação, transporte, comércio e economia criativa. No início do ano, o Airbnb divulgou a lista dos 25 destinos em alta para 2025, que incluiu Florianópolis (SC) e Brasília (DF) entre os mais buscados por viajantes estrangeiros.
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a parceria ajuda a consolidar o país como destino competitivo no cenário internacional. “A parceria com o Airbnb representa mais um passo consistente para fortalecer o Brasil como destino internacional de referência e alcançar nossas metas para 2027. Ao unir a inteligência de mercado do Airbnb ao conhecimento das comunidades que constroem e sustentam o turismo brasileiro, seguimos comprometidos em embasar decisões estratégicas, atrair turistas de todo o mundo e potencializar um setor que gera emprego, renda e projeta globalmente a nossa cultura”, afirmou.
A diretora-geral do Airbnb para a América do Sul, Fiamma Zarife, destacou que o acordo fortalece o compromisso da empresa com o desenvolvimento do turismo no país. “A renovação da parceria entre Airbnb e Embratur reforça o compromisso da plataforma em impulsionar o turismo, inclusive internacional, no Brasil”, disse
“O Airbnb se orgulha de conectar viajantes às riquezas culturais brasileiras e acredita que esta colaboração amplia as oportunidades de promover o Brasil globalmente, além de fortalecer iniciativas que geram impacto positivo e empoderamento econômico nas comunidades que recebem visitantes”, completou a diretora.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.