PROMOÇÃO INTERNACIONAL

Press Trip:  Embratur leva comunicadores  alemães para vivenciarem o coração verde do Pará

Roteiro leva jornalistas a Belém e Alter do Chão para explorar o ecoturismo de base comunitária, destacando a Rota do Combú e a autenticidade das Experiências ‘Feel Brasil’, como a Piracaia
Divulgação
O itinerário começou na capital paraense, onde o grupo fará um mergulho na cultura e história local

03/12/2025 – A capital paraense e o icônico destino de Alter do Chão se tornam o centro das atenções do turismo internacional desde essa terça-feira (2), com uma press trip promovida pela Embratur. Em uma ação estratégica que visa posicionar a Amazônia como um polo de turismo sustentável e de experiências autênticas, a iniciativa conta com a parceria do Sebrae, trazendo jornalistas da Alemanha para um roteiro de seis dias focado em cultura, gastronomia e ecoturismo de base comunitária.

O itinerário começou na capital paraense, onde o grupo fará um mergulho na cultura e história local, incluindo a visita ao icônico Mercado Ver-O-Peso e aos casarões coloniais. A gastronomia será central, com a degustação dos sabores amazônicos em almoços e jantares típicos. Um dos grandes diferenciais do roteiro é a visita à Rota do Combú, um projeto de turismo de base comunitária estruturado com apoio do Sebrae e da Embratur. A apenas 15 minutos de barco de Belém, a ilha oferece aos visitantes uma imersão na cultura ribeirinha, passando por ateliês, agroecologia e trilhas geridas pelos próprios moradores, promovendo um turismo que valoriza e remunera diretamente a comunidade.

A jornada segue para o aclamado Alter do Chão, em Santarém, o Caribe Amazônico. Lá, a imersão na natureza inclui passeios de barco para testemunhar o impressionante Encontro das Águas dos rios Tapajós e Amazonas e uma trilha guiada na Floresta Nacional do Tapajós (Flona) com acompanhamento local, reforçando a importância da conservação do bioma.

 

Feel Brasil

Integrando as experiências do Feel Brasil, o grupo conhecerá  a Piracaia na Amazônia, que será oferecida ao grupo alemão em Alter do Chão. Mais que uma refeição, é um ritual ancestral ribeirinho onde peixes frescos são assados sobre brasas na beira do rio, enquanto histórias da Amazônia são compartilhadas. 

O Feel Brasil é uma iniciativa da Embratur e do Sebrae que promove experiências turísticas autênticas e sustentáveis para o mercado internacional. A plataforma reúne um portfólio com 101 vivências, como imersão em culturas locais, passeios em parques naturais, gastronomia e contato com a natureza, com o objetivo de valorizar a diversidade cultural e natural do país e gerar novas oportunidades de negócios e empregos.  É um selo que garante ao turista vivências genuínas, valorizando a cultura e a natureza. 

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, evidencia a importância da ação. “O mundo olhou para Belém e para a Amazônia durante a COP 30, e agora estamos mostrando que o turismo é o legado concreto do evento. É a atividade econômica central da mudança no modelo de desenvolvimento que o Brasil precisa, pois leva à conservação e restauração da nossa natureza, gerando mais empregos e oportunidades com a floresta preservada.” 

O esforço conjunto conta ainda com a atuação do Sebrae no desenvolvimento dos pequenos negócios do setor. “Nesse território, quase 100% da impulsão econômica é produzida pelo pequeno negócio. Por isso, o Sebrae se junta a esta jornada na impulsão dos pequenos negócios, que atuam no turismo, gerando uma economia sustentável dentro dessa diversidade extraordinária que só o Brasil tem”, afirma o presidente do Sebrae, Décio Lima.

Mercado Alemão

A Alemanha é um dos principais mercados emissores de turistas para o Brasil. De janeiro a novembro de 2025, o país já recebeu 1.132.815 turistas alemães, um número que confirma o interesse desse público pelo destino. A Embratur visa capitalizar esse interesse, mostrando que o país oferece experiências profundas e transformadoras, alinhadas com as tendências globais do ecoturismo.

O Pará, com sua combinação singular de cultura urbana e natureza exuberante, demonstra estar pronto para se consolidar como um dos principais destinos globais de uma nova economia verde. A viagem se encerra no domingo, dia 7, com o retorno dos convidados alemães, que levarão consigo a narrativa de que a Amazônia pode, e deve, ser visitada de forma responsável e transformadora.

 

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.