CAMINHOS FUTUROS

Embratur apresenta recordes históricos do turismo internacional e defende consolidação do crescimento do setor na 66ª Reunião do CNT

Durante a reunião do Conselho Nacional de Turismo, o presidente da Embratur pontuou que o desempenho do Brasil é resultado do trabalho conjunto do setor e da ‘capacidade de escuta’ do poder público
Renato Vaz/Embratur
Marcelo Freixo: “o Brasil ultrapassou a marca de 8 milhões de turistas internacionais em pouco mais de 10 meses, com a expectativa que termine o ano com mais de 9 milhões”

04/12/2025 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, participou, nesta quinta-feira, no Ministério do Turismo, da 66ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Turismo, com representantes do trade turístico de todo o país. No encontro, Freixo fez uma breve retrospectiva do trabalho da Embratur e destacou ao Conselho os números recordes na entrada de turistas internacionais e de dólares deixados por esses visitantes no Brasil. Para ele, essas conquistas são fruto do trabalho de todo o setor.

O Brasil, conforme lembrou Freixo, ultrapassou a marca de 8 milhões de turistas internacionais em pouco mais de 10 meses, com a expectativa que termine o ano com mais de 9 milhões de visitantes de outros países. Os viajantes estrangeiros também injetaram, de janeiro a outubro, US$ 6,617 bilhões na economia do país. Segundo publicação do Banco Central, esse valor representou um crescimento de 10,19% em relação ao mesmo período de 2024.

Para Freixo, é o momento de consolidar os recordes e transformar as marcas atingidas em uma constante. “Esse é o maior desafio que a gente tem. Até 31 de dezembro, nós vamos chegar aos 9 milhões de turistas internacionais, o que tem que ser celebrado, tem que ser comemorado, porque é uma vitória de todos, é uma vitória do trade, é uma vitória de quem está na na ponta. O Brasil tinha a régua de até o ano passado de 6.77 milhões. Isso é fruto de um trabalho conjunto, e de muita competência”, lembrou.

Freixo destacou a importância do trabalho da Agência nesse cenário. “Não foi um ano com a Copa do Mundo, não foi um ano com eventos que pudessem supostamente somente justificar o grande ingresso de estrangeiros no Brasil. Então, a gente precisa entender que nós chegamos a 9 milhões por uma série de razões. Entre elas, a nossa capacidade de atendimento, de escuta de demanda, como a gente pode atender, como o poder público se relaciona com o privado, porque o Brasil é muito diverso. E aí, eu queria ressaltar a importância da equipe da Embratur”, disse o presidente da Embratur.

O ministro do turismo, Celso Sabino, participou da Reunião do Conselho Nacional do Turismo por meio de um vídeo em que celebra os recordes. “Os avanços se estendem também ao nosso mercado interno. De janeiro a setembro de 2025, segundo a ANAC, 74 milhões de viajantes embarcaram em voos nacionais. O Brasil assiste a taxa de desemprego atingir o menor nível da história, 5,4%. E o turismo contribui fortemente para criar oportunidade de trabalho digno e melhorar a renda que tem possibilitado que muitos brasileiros viajem pelo país”, afirmou.

“O mundo já reconhece o nosso esforço, bem com uma nova imagem do Brasil, de um país devidamente compromissado com a democracia, a diversidade, a inclusão social, a sustentabilidade e a paz mundial. O progresso que celebramos é fruto de uma premissa fundamental do governo do presidente Lula, a parceria estreita e o diálogo permanente com os vários atores do turismo brasileiro. A exemplo das senhoras e dos senhores”, agradeceu o ministro.

Destaque internacional

O gerente de Inteligência de Dados e Competitividade da Embratur, Fábio Montanheiro, também participou da reunião e frisou que o crescimento do turismo internacional no Brasil chamou a atenção do mundo. “O balanço do turismo internacional no Brasil é muito positivo. Inclusive o relatório da ONU Turismo que saiu recentemente e veio coroar esse desempenho do turismo internacional aqui do Brasil. Em relação ao ano passado, é o país que mais cresceu no volume de turistas internacionais em todo mundo”, apontou.

“Isso é um trabalho de todo o Conselho Nacional de Turismo, porque os representantes do Conselho, que estão na ponta, trabalhando diretamente com o atendimento aos turistas, nos hotéis, nos restaurantes, com os turismólogos, com os guias, com os projetos no e experiências turísticas nos destinos”, destacou o gerente.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.