04/12/2025 – A Embratur e a Associação Nacional de Turismo de Observação de Vida Silvestre (TOVS) formalizaram, nesta quinta-feira (4), um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) que marca um passo histórico para o fortalecimento da presença do Brasil no mercado global de turismo de natureza. A assinatura, realizada na sede da Agência, em Brasília, estabelece uma agenda conjunta para qualificar, estruturar e promover os produtos e experiências brasileiras voltadas ao Turismo de Observação de Vida Silvestre (TOVS), segmento em expansão e cada vez mais valorizado internacionalmente.
O ACT reúne metas que ampliam a competitividade do país no ecoturismo, entre elas: fomentar parcerias público-privadas, identificar experiências qualificadas para promoção no exterior, fortalecer a rede integrada entre operadores e prestadores de serviços, além de compartilhar dados, estudos, imagens e conteúdos essenciais às ações promocionais da Agência. A cooperação também orienta a estruturação de novos produtos alinhados às melhores práticas de turismo responsável e sustentável, destacando a conservação da biodiversidade como ativo econômico.
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o Acordo consolida um movimento iniciado ainda em 2024, que agora ganha força institucional. “O Brasil tem a maior biodiversidade do planeta, e transformar essa riqueza em oportunidades para o turismo sustentável é uma estratégia de Estado. Este acordo com a TOVS simboliza nossa determinação de profissionalizar o segmento e apresentar ao mundo experiências de natureza que geram renda, conservam o território e fortalecem comunidades locais”, afirmou Freixo. Na ocasião, o presidente anunciou que a Embratur participará da Feira Global Bird Fair que ocorrerá em Rutland, Reino Unido em 2026, a mais tradicional feira do segmento no mundo.
A presidente da TOVS, Roséli Azi Nascimento, destacou que a parceria chega no momento exato em que o Brasil avança na estruturação de produtos internacionais focados na observação da vida silvestre. “Estamos construindo um ecossistema sólido, profissional e integrado. A união com a Embratur potencializa nossa capacidade de mostrar ao mundo um Brasil que acolhe, encanta e conserva. É uma vitória para o setor, para as comunidades envolvidas e para o meio ambiente”, afirmou Roséli.
ACT
Da Embratur, participaram da assinatura do ACT, o presidente Marcelo Freixo, o Gerente de Negócios e Estratégias para o Mercado Internacional, Alexandre Nakagawa, e o colaborador da Gerência de Negócios e Estratégias para o Mercado Internacional, Érison Ribeiro. Da Associação TOVS estiveram presentes a presidente Roséli Azi Nascimento, a vice-presidente Suzi Camargo e as associadas Ester Ramirez, Catarina Tokatjian e Cecília Licarião.
Principais ações
A Embratur vem ampliando de forma inédita sua atuação no segmento, para isso, em maio deste ano, promoveu um famtour com operadores britânicos na Bahia. Além disso, garantiu a presença oficial do país no Global BirdFair 2025, na Inglaterra, ao lado da TOVS, investimento decisivo para posicionar o birdwatching brasileiro entre os mais desejados do planeta.
Dados
O Turismo de Observação de Vida Silvestre cresce de forma acelerada no país: 70% dos praticantes iniciaram a atividade na última década. O Brasil é líder mundial em biodiversidade, com mais de 12 mil espécies catalogadas, incluindo quase duas mil aves e conta com nove títulos de Patrimônio Natural da Humanidade reconhecidos pela Unesco.
A assinatura do ACT reafirma o trabalho da Embratur em diversificar a oferta turística, ampliar a entrada de visitantes internacionais e consolidar o Brasil como potência global em turismo de natureza.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.