Embratur, Queremos! e Tiny Desk Brasil convidam a imprensa para uma coletiva online no dia 8 de dezembro, às 15h, pelo Google Meet. Na conversa serão anunciadas parcerias que unem música e promoção turística internacional do Brasil.
Queremos! e Embratur apresentarão a RIO DE JANEIRO SOUNDS, nova plataforma digital criada para difundir e organizar a programação musical das cidades brasileiras. A coletiva terá as presenças do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e dos diretores do Queremos!, Felipe Continentino e Pedro Seiler. Além de representantes de casas de shows e produtores culturais da cidade, o cantor, produtor e filósofo Felipe Cordeiro também participará como convidado, para comentar a importância da iniciativa para o ecossistema musical local.
Será detalhado o funcionamento da plataforma, que nasce no Rio de Janeiro com o objetivo de informar, orientar, conectar e ativar o público a partir de uma curadoria ampla e interativa da vida musical carioca. Em janeiro, a iniciativa será expandida para Salvador, replicando o modelo e adaptando a identidade visual e os conteúdos para refletir as características culturais locais. Luciano Matos, do projeto baiano Radioca, responsável pela curadoria da versão soteropolitana da plataforma, também estará presente na videoconferência.
Já ao lado do Tiny Desk Brasil, a Embratur anuncia o lançamento de um episódio especial do projeto liderado pela produtora Anonymous Content Brazil para encerrar o ano de 2025. Fernanda Couto, PR do Tiny Desk Brasil na Anonymous Content Brazil, será a porta-voz do projeto.
A gravadora Som Livre também participará do encontro. Dona de uma dos maiores acervos fonográficos da música brasileira, o Projeto Disco nAgulha vai rodar a temporada de verão em pontos turísticos, com sessões de discotecagem em vinil gravadas em locais simbólicos do Rio de Janeiro. Nino Vilassa, diretor artístico da Som Livre, será o porta-voz do projeto.
IMPORTANTE – A Interessados em participar da coletiva devem confirmar presença através deste formulário. O link para acesso à coletiva será enviado por e-mail aos participantes credenciados no formulário.
Embratur, Queremos! e Tiny Desk Brasil convidam para Coletiva de Imprensa Online
Dia: 8 de dezembro de 2025 (segunda-feira)
Horário: 15h
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.