PLANO DE MARKETING

Embratur apresenta ao trade do DF estratégia para impulsionar o turismo internacional

Apresentado em evento na Casa de Chá, na Praça dos Três Poderes, o Plano Brasis orienta ações para ampliar a visibilidade do DF no exterior e aumentar a chegada de turistas internacionais à capital federal
Renato Vaz/Embratur
O encontro oficial de apresentação do documento aconteceu nesta segunda-feira (8), na Casa de Chá, na Praça dos Três Poderes, em Brasília.

8/12/2025 – A Embratur, em parceria com o Governo do Distrito Federal e o Sebrae/DF, deu início a uma nova etapa para o turismo na capital do país com o lançamento do Plano Brasis 2025-2027 para o Distrito Federal. O encontro oficial de apresentação do documento aconteceu nesta segunda-feira (8), na Casa de Chá, na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Na ocasião, foi detalhado o plano de ação para promoção internacional do Distrito Federal, com ênfase nos diferenciais e no potencial da capital e região para atrair turistas estrangeiros. 

O evento contou com a presença de autoridades e lideranças locais, além de representantes do trade turístico do DF, reforçando o compromisso coletivo de posicionar Brasília de forma mais competitiva no cenário internacional. Entre os presentes estiveram o secretário de Turismo do DF, Cristiano Araújo; a superintendente do Sebrae/DF, Rose Rainha; e a diretora-técnica do Sebrae/DF, Diná Ferraz.

“O Plano Brasis surge como um marco estratégico para modernizar e fortalecer a promoção turística. Com isso, essa apresentação no Distrito Federal tem o objetivo de ampliar a visibilidade de Brasília no cenário internacional, valorizando suas características únicas, como a arquitetura, a cultura e o potencial rural, e integrando todos os parceiros para alcançar resultados concretos no desenvolvimento do turismo do Brasil e do DF”, afirmou o gerente de Negócios e Estratégias para o Mercado Internacional da Embratur, Alexandre Nakagawa.

Segundo a gerente de Projetos Estruturantes da Embratur, Ana Paula Jacques, com a apresentação do Plano Brasis, a Embratur busca atualizar a estratégia de marketing turístico do país. “Para construir esse plano, percorremos e ouvimos todas as Unidades da Federação. Reunimos hoje o trade aqui na Casa de Chá, um espaço icônico e ativo de Brasília, para fazer o alinhamento de estratégias e de promoção turística internacional, pois para que o turista chegue, todos nós precisamos dar as mãos e estar alinhados em uma mesma estratégia”, disse.

Para o secretário de Turismo do Distrito Federal, Cristiano Araújo, o Plano Brasis surge como um marco estratégico para modernizar e fortalecer a comunicação turística do país. “A presença de todos reforça o compromisso de, por meio deste plano, ampliar a visibilidade de Brasília no cenário internacional, valorizando nossas características únicas, como o potencial arquitetônico, cultural, de natureza e a gastronomia. Ter acesso a essa ferramenta é uma oportunidade valiosa para reposicionar nossa imagem e, juntos, transformarmos o planejamento em resultados concretos para o turismo do Distrito Federal e para o Brasil, pois o turismo é uma ferramenta poderosa de desenvolvimento”, salientou.

Conforme a gerente-adjunta da Unidade de Competitividade do Sebrae, Patrícia Mayana, o nome Plano Brasis reflete a diversidade do Brasil. “Estamos fazendo questão, junto com a Embratur, de realizar um evento em cada estado. Este é um momento muito importante para o Distrito Federal, o Sebrae e a Embratur, e eu faço um convite a todos: venham para Brasília, que tem muita coisa legal para fazer, desde o turismo de negócios até as vinícolas, e o turismo cultural e musical”, disse.

Para a diretora técnica do Sebrae no DF, Diná Ferraz, “nada é mais Brasis do que Brasília”. “Queremos dar destaque a Brasília, uma cidade arquitetônica de excelência, que possui potencial enorme de turismo cultural, jurídico, civil e artístico, além de ter turismo rural com destaque para vinhos e queijos. Temos capacidade de receber a todos com qualidade e eficácia, apoiados por uma rede hoteleira fantástica e um dos melhores aeroportos do mundo. O Sebrae/DF está de portas abertas para ajudar os empreendedores a ter eficiência em sua gestão, para que possamos receber com excelência o nosso turista e mostrar o potencial que Brasília tem”, afirmou.

Brasília muito além da arquitetura

O Plano Brasis DF reforça o posicionamento de Brasília como um destino múltiplo. Com o título de Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco e a chancela de Cidade Criativa do Design, a capital reúne atributos singulares. Além disso, há uma oferta turística marcada pela combinação entre urbanismo moderno, cultura e natureza.

Entre os segmentos prioritários para promoção internacional estão: turismo cultural e cívico; ecoturismo e bem-estar; negócios, eventos e turismo de incentivo (MICE); e gastronomia e enoturismo. De acordo com o Plano Brasis, a diversidade de experiências, que vai do turismo rural à prática de esportes, passando por wellness e eventos corporativos, ampliou o potencial de atração de novos públicos e reduziu a sazonalidade.

E a Capital já está se destacando entre os visitantes estrangeiros. Segundo dados apresentados na reunião, o Distrito Federal registrou 68.469 entradas internacionais em 2024. Até novembro de 2025, foram contabilizados mais de 89 mil turistas estrangeiros, um percentual 30% maior que todo o ano anterior, tendência que indicava que 2025 pode ser o melhor ano da série histórica.

Plano Brasis DF

O Plano Brasis – Plano Internacional de Marketing Turístico 2025–2027 representa um novo marco para a promoção global dos destinos do Brasil. Desenvolvido pela Embratur, em colaboração com o Sebrae e o Ministério do Turismo, o documento define diretrizes para alavancar a atratividade dos destinos brasileiros no exterior, respeitando as características singulares de cada unidade da Federação e do Distrito Federal.

Assim, cada estado e o Distrito Federal passaram a contar com um plano de ação específico e contextualizado. A expectativa é que, por meio da implementação dessas estratégias, o fluxo de turistas internacionais aumente, se diversifiquem os mercados emissores, cresçam as receitas turísticas com experiências de maior valor agregado e que os benefícios do turismo sejam distribuídos de forma equilibrada, gerando emprego e renda local.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.