08/12/2025 – A Embratur, em parceria com o Queremos!, anunciou nesta segunda-feira (8), em uma coletiva de imprensa online, o lançamento da Rio de Janeiro Sounds, nova plataforma digital dedicada à promoção da programação musical da cidade para turistas e moradores. A iniciativa consolida a música brasileira como vetor estratégico de turismo internacional e integra a primeira etapa da política de música da Agência, que será expandida a partir de janeiro para Salvador.
A plataforma reúne, em um único ambiente digital, a agenda de shows e eventos do Rio de Janeiro com serviço em português, inglês e espanhol, reforçando a estratégia da Embratur de promover o soft power brasileiro no exterior por meio da cultura e de campanhas internacionais. A navegação permite filtrar atividades por data, bairro, estilo musical e popularidade. A ferramenta também oferece perfis personalizados, lista de desejos, reviews, recomendações temáticas e um espaço de curadoria assinada pelo Queremos!.
Outro diferencial é a inclusão de pontos históricos da música carioca, apresentando para turistas estrangeiros uma contextualização cultural sobre locais emblemáticos do cenário musical da cidade.
“A música brasileira é uma potência global e uma porta de entrada afetiva para o Brasil. Fortalecê-la como estratégia turística significa gerar oportunidades para a economia criativa e ampliar a presença internacional do país. Estamos convidando o visitante a mergulhar na identidade cultural brasileira, valorizando nossa diversidade e posicionando o turismo como solução para desenvolvimento e geração de renda”, afirmou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo. “O Rio de Janeiro Sounds é mais um passo nessa direção, pois mostra a música como elemento que nos conecta ao mundo, sem perder o vínculo com as nossas raízes”, disse.
Para o cantor e produtor Felipe Cordeiro, que participou da coletiva, “a música sempre foi um cartão de visitas do Brasil, e poder colocá-la no centro da estratégia internacional é muito significativo para nós. A cultura brasileira não pode ser vista de forma fragmentada, ela é uma potência diversa, e o século XXI exige que essa diversidade esteja de fato representada. Quando conectamos música, cultura, meio ambiente e turismo, criamos novas narrativas e experiências, transformamos a forma como o Brasil é percebido e fortalecemos essa imagem no exterior.”
Expansão
A estratégia prevê a chegada da plataforma a Salvador no próximo mês, com curadoria editorial da Radioca e apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da capital baiana. A proposta é adaptar o projeto às identidades musicais de cada cidade, sempre com gestão geral do Queremos! e curadoria local convidada.
Para o cofundador do Queremos!, Felipe Continentino, o projeto amplia o alcance da música brasileira e fortalece o ecossistema local. “O Sounds nasce como uma plataforma viva, conectada às cenas das cidades, aos seus artistas e ao público. É um mapa cultural, mas também um convite para descobrir o Brasil pela música”, destacou.
Estratégia
Durante o anúncio, a Embratur apresentou, ainda, a agenda de ações musicais previstas para dezembro e janeiro, incluindo a gravação do episódio especial do Tiny Desk Brasil – Sons do Norte, que será lançado no dia 16 de dezembro, e a parceria com o projeto Discos N’Agulha, da Som Livre, além da abertura de diálogo com produtores e plataformas que atuam com difusão musical.
Vinícius Azevedo, coordenador Artístico e de Repertório da Som Livre evidenciou que “o projeto nasce com a proposta de apresentar clássicos e pérolas da música brasileira para novos públicos, conectando nossa história musical com o presente. A parceria com a Embratur nos permite ampliar esse alcance e mostrar, para o mundo, a riqueza de gêneros que formam a identidade sonora do Brasil. Estamos falando de bossa nova, samba, MPB, rock e tantas outras expressões que, muitas vezes, são subexploradas internacionalmente. Poder gravar esses DJ sets em lugares emblemáticos da cidade é uma forma de unir música, cultura e turismo, reforçando a potência criativa do país.”
A agenda apresentada marca o início da primeira etapa da nova estratégia de música da Embratur, que será intensificada a partir de fevereiro com ações voltadas à promoção internacional, apoio à exportação de artistas, parceria com plataformas globais de streaming e incentivo a festivais. A iniciativa estreia nesta sexta-feira, (12) no Rio de Janeiro.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.