05/12/2025 – O diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis, participou, na noite desta sexta-feira (5), da solenidade da 1ª edição do Prêmio Patxohã. A iniciativa reconhece e valoriza os principais parceiros comerciais do destino para 2025, incentivando aqueles que promovem a região. O evento aconteceu no Senac Porto Seguro, no município de Porto Seguro (BA). Patxohã é o nome dado ao idioma falado pelos indígenas da etnia Pataxó e é a língua cooficial do município baiano. Na ocasião, o diretor apresentou o Plano Brasis aos presentes.
O município premiou 18 empresas. No encontro, Reis apresentou as diretrizes do Plano Brasis — plano de marketing turístico internacional do Brasil para o período de 2025 a 2027 — desenvolvido pela Embratur em parceria com o Sebrae e o Ministério do Turismo. O diretor de Marketing apresentou, também, as diretrizes, oportunidades e ações do Plano Brasis voltadas à ampliação da presença de toda a região nos mercados internacionais.
A participação de Bruno Reis na premiação representou um momento estratégico de diálogo com o trade turístico de Porto Seguro, Trancoso, Arraial d’Ajuda e Caraíva, contribuindo para o fortalecimento de Porto Seguro como destino internacional competitivo, com foco em produtos, experiências e roteiros centrados em afroturismo, cultura, história, sol e praia, natureza, aventura, entre outros atrativos.
Marcaram presença no evento o vice-prefeito de Porto Seguro, Paulo Onishi, o secretário de Turismo de Porto Seguro, Guto Jones, e o Gerente Regional do Sebrae Porto Seguro, Alex Brito, além de representantes do setor no estado. De acordo com o diretor da Embratur, o Plano Brasis vem como uma ferramenta que ajudará a manter e ampliar os bons resultados do turismo em 2025. “O Brasil lidera o crescimento do turismo internacional no mundo, segundo a ONU Turismo. Esse resultado confirma que estamos vivendo o melhor momento da história recente do turismo internacional no país. Atingimos, em novembro, a marca histórica de 8 milhões de turistas internacionais, um número que reforça que o Brasil se tornou um destaque global e segue avançando de forma consistente”, disse.
“Nesse contexto, o Plano Brasis Bahia visa fortalecer e trazer mais sinergia entre os atores locais, alinhando esforços para ampliar a promoção internacional do estado e potencializar seus resultados no mercado global”, completou Bruno Reis.
Segundo o secretário Guto Jones, o programa amplia horizontes e fortalece o destino no cenário internacional. O vice-prefeito Paulo Onishi destacou a importância da integração entre município, Embratur e Sebrae para consolidar resultados e reforçar a presença do destino no exterior.
O gerente Regional do Sebrae do município comentou a importância da apresentação do Plano Brasis na cidade. Na visão de Alex Brito, “Porto Seguro se credencia para este lançamento pela força com que se posiciona no turismo nacional, com uma ocupação média anual surpreendente e sua inserção cada vez mais expressiva no mercado turístico internacional”. “Enquanto Sebrae, seguimos com o papel de apoiar os negócios locais, estimulando a estruturação de novos produtos para ampliar o acesso ao portfólio das grandes agências e operadoras nacionais e internacionais”, disse.
Bahia é recorde
Em 10 meses, 2025 se tornou o ano de maior recepção de turistas internacionais na Bahia desde 2019. Entre janeiro e outubro de 2025, a Bahia registrou a chegada de 166.480 turistas internacionais. O total representa um aumento de 56,53% com relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registradas 106.357 chegadas.
O acumulado de outubro também foi de crescimento expressivo no número de chegadas de turistas no estado. As 16.832 chegadas representam um crescimento de 44,43% em relação ao mesmo mês de 2024, quando 11.654 visitantes de outros países estiveram na Bahia. Os dados são da Embratur, em parceria com a Polícia Federal e o Ministério do Turismo e estão disponíveis no Portal de Dados da Agência.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.