09/12/2025 – O Tiny Desk Brasil, versão brasileira do fenômeno global Tiny Desk Concerts, da NPR, e um dos grandes destaques do cenário cultural nacional em 2025, anuncia episódio extra, apresentado pela Embratur, que será lançado na terça-feira (16). A parceria entre o Tiny Desk Brasil, liderado pela premiada produtora Anonymous Content Brazil, e a Agência fortalece uma visão comum: promover o reconhecimento da diversidade, expressões culturais e experiências autênticas e sustentáveis brasileiras.
Com essa parceria e outros projetos que estão sendo executados, a Embratur dá os primeiros passos concretos no que é uma estratégia estruturada para a música na relação com a promoção da imagem e atração turística do país. A música, com seu poder de mobilização emocional e do imaginário, é uma potente ferramenta para a consolidação da imagem vibrante e atraente do Brasil.
“A música brasileira é um patrimônio mundial. É esse fenômeno diretamente ligado à nossa percepção de identidade. Uma identidade que nos marca e nos projeta com ritmos, sons, batuques e acordes dos mais variados, fazendo também o mundo ouvir e sentir a diversidade e autenticidade do Brasil e dos artistas brasileiros. Começamos essa nova fase abrindo esse diálogo com o setor e colocando em prática as primeiras parcerias. O propósito é avançarmos, trazendo a música, assim como fizemos com o audiovisual, para a nossa estratégia de promoção turística internacional do Brasil”, comentou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
“A parceria da Embratur com o Tiny Desk Brasil é o reconhecimento de que a música é o vetor emocional e autêntico mais poderoso da nossa identidade nacional. O turista cultural moderno busca a experiência genuína, e o Brasil, com todos os seus ritmos, oferece uma tríade de alegria, energia e hospitalidade que é única e impossível de ser replicada. Trabalhar com uma das plataformas musicais mais influentes do mundo, onde cada performance se transforma em um embaixador cultural, projeta exatamente como queremos que o mundo nos veja: como um país vibrante, criativo e influente”, completa Roberto Gevaerd, Diretor de Inovação da Embratur.
Para Fernanda Couto, PR do Tiny Desk Brasil na Anonymous Content Brazil, que representou as lideranças femininas do projeto durante coletiva de imprensa do anúncio da parceria na última segunda-feira (8), o trabalho conjunto com a Embratur “integra música e promoção turística internacional do Brasil, com olhar cuidadoso para a projeção internacional e a qualificação da forma como nossas expressões artísticas são percebidas globalmente”.
“Embora a atração só seja revelada no dia da estreia, podemos garantir mais um episódio com alto valor cultural e simbólico, além é claro, de excelência artística, diversidade, pluralidade de gêneros musicais e representatividade territorial. Mais um presente da música brasileira para o mundo”, adianta Fernanda Couto.
Tiny Desk ao Brasil
A chegada do Tiny Desk ao Brasil marca um novo capítulo na valorização e na difusão da música nacional. Ao oferecer um ambiente intimista, sem filtros e focado na música, o projeto convida artistas e público para uma experiência mais atenta, curiosa e profunda. Uma abordagem que impacta tanto as audiências consolidadas quanto os novos públicos, que encontram no formato um espaço seguro para descobrir artistas, revisitar obras e ampliar seu repertório. Dessa forma, a iniciativa permite fortalecer trajetórias e contribuir para que mais gente se reconheça na magnitude musical do país.
“O Tiny Desk Brasil tem colaborado com a renovação de percepções e estimulado conversas importantes sobre representatividade, inovação e memória musical, elementos essenciais para o desenvolvimento de um ecossistema cultural mais robusto e inclusivo. Neste episódio extra e em 2026, nossa curadoria continua se desenvolvendo de forma estratégica, responsável e alinhada à missão do projeto de fomentar, registrar, celebrar e difundir a riqueza e a complexidade da música brasileira.”, avalia Barbara Teixeira, CEO da Anonymous Content Brazil e produtora executiva do Tiny Desk Brasil.
A curadoria do Tiny Desk Brasil reflete, antes de tudo, um exercício profundo de escuta e responsabilidade cultural. Cada episódio reafirma o compromisso do projeto com excelência artística, diversidade, equidade de gênero, multiplicidade de gêneros musicais e representação de diferentes territórios. Em pouco mais de dois meses – e apenas nove episódios até aqui – o projeto já provocou um impacto cultural expressivo, reacendeu debates e mobilizou audiências, sempre celebrando a produção nacional
Sobre a Anonymous Content Brazil
A Anonymous Content, empresa global de mídia que produz conteúdo premium multiplataforma, possui uma lista de clientes, que inclui diretores, roteiristas e atores renomados e inovadores do mundo. Criada em 2019, a Anonymous Content Brazil atua no desenvolvimento e na produção de filmes, séries e publicidade premium na América Latina. Na indústria do entretenimento, a empresa vencedora do prêmio Caboré 2025 assina projetos como a série documental sobre a vida do jogador de futebol Sócrates, dirigida por Walter Salles e coproduzida pela VideoFilmes; e a série de ficção “Dias Perfeitos”, uma adaptação do romance de Raphael Montes, dirigida por Joana Jabace. Na publicidade, a AC Brazil produziu comerciais para marcas como McDonald’s, Mercado Livre, Apple e Persil. Desde 2025, é responsável pelo licenciamento e pela produção e operação do Tiny Desk Brasil, versão brasileira do fenômeno global em conteúdo musical e entretenimento, em parceria com a NPR (National Public Radio).
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.