CHEGADAS

A um mês do fim do ano, São Paulo recebe cerca de 2,5 mi de turistas estrangeiros e avança como principal destino brasileiro de 2025

Dos 8.390.708 viajantes de outros países que visitaram o Brasil neste ano, quase 30% escolheram o estado de São Paulo como portão de entrada
Embratur – Sebrae / Divulgação
Em novembro mais de 262 mil viajantes internacionais chegaram ao estado paulista, representando um aumento de 30%

10/12/2025 – Quase 2,5 milhões de turistas estrangeiros já desembarcaram em São Paulo em 2025. O total (2.494.632) registrado até novembro deste ano representa um aumento de 22,37% em relação ao mesmo período do ano passado, quando o estado recebeu pouco mais de 2 milhões de viajantes. Os números apontam que o estado foi o destino escolhido por quase 30% dos visitantes que vieram ao Brasil em 11 meses. O país segue rumo aos 9 milhões de chegadas até dezembro. Os dados são da Embratur, do Ministério do Turismo (MTur) e da Polícia Federal (PF).

Somente em novembro de 2025, mais de 262 mil viajantes internacionais chegaram ao estado paulista, um aumento de 30% em comparação com o mesmo período de 2024, quando entraram pelos aeroportos locais cerca de 201 mil pessoas vindas do exterior. 

“Os recordes de São Paulo em 2025, tornando-se até o momento o estado que mais recebeu turistas do exterior, são a prova da eficácia do trabalho que vem sendo desenvolvido pela Embratur ao longo do ano e nos anos anteriores. Estamos utilizando novas ferramentas e estratégias robustas que estão se convertendo em mais voos internacionais e na chegada recorde de visitantes, especialmente em destinos-chave como São Paulo. Isso não é apenas um número, é a geração de mais emprego e renda impulsionada pelo turismo, o nosso objetivo principal”, disse o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

Principais emissores

Os Estados Unidos ganharam destaque como o país que mais enviou pessoas para São Paulo, totalizando 387.603 turistas neste ano, e seguem liderando o ranking desde 2020. O país norte-americano é seguido pela Argentina, maior emissor nacional, com 364.855 turistas e pelo Chile com 162.506

Rumo aos 9 milhões

O crescimento do estado do Sudeste segue a tendência nacional. O ano de 2025 já é o mais importante para o turismo internacional e o Brasil segue atualizando recordes. De janeiro a novembro deste ano o país registrou 8.390.708 chegadas de viajantes de outros países. Além de ampliar a marca histórica, o volume é 40,6% maior que o contabilizado no mesmo período do ano passado. 

O penúltimo mês de 2025 também foi o melhor de toda a série histórica e teve 704.159 visitantes vindo de outros países desembarcando em solo brasileiro. Desempenho 25,6% melhor que no mesmo mês de 2024. Até então o melhor resultado para novembro era de 2015, que detinha o recorde, quando chegaram cerca de 574 mil turistas estrangeiros. O desempenho do mês este ano reforça a previsão de que o Brasil encerre 2025 com mais de 9 milhões de chegadas internacionais.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.