AQUELE ABRAÇO

Bahia dispara e cresce mais de 50% na entrada de turistas internacionais em 11 meses

Líder na Região Nordeste em número de chegadas, estado recebeu 187,9 mil viajantes de outros países este ano; Argentina, Portugal, Uruguai , França e Itália foram os principais emissores
Embratur-Visit Brasil/Divulgação
Crescimento do turismo internacional é resultado da promoção internacional da diversidade cultural, gastronômica, religiosa e de destinos do estado

10/12/2025 – Parafraseando Gilberto Gil, a Bahia é quem dá a régua e o compasso quando o assunto é o crescimento dos estados da região Nordeste no turismo internacional. A Unidade da Federação recebeu, de janeiro a novembro deste ano, 187.997 visitantes de outros países. O número é 50,15% maior que no mesmo período do ano passado, quando o registro de desembarque em terras baianas ficou em pouco mais de 125 mil.

O estado também sobressaiu no recorte do mês de novembro. Nos 30 dias, a região recebeu 21.517 turistas internacionais, 14,48% a mais que no 11º mês de 2024. Os números são da Embratur com o Ministério do Turismo e a Polícia Federal. Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o crescimento é resultado da diversidade cultural, gastronômica, religiosa e de destinos do estado, promovida pela Embratur em parceria com o Governo do Estado, prefeituras e setor privado.

“É uma satisfação celebrar o abraço que a Bahia dá e recebe do mundo. Um aumento de 50% nas chegadas internacionais não é apenas estatística. É mais emprego, renda e desenvolvimento para o povo baiano. Estamos trabalhando para diversificar os destinos e a Bahia, com sua cultura, história e beleza incomparáveis, responde de forma magnífica. O trabalho em parceria com o trade está no caminho certo. A Bahia é a prova de que o Nordeste tem um potencial gigante a ser explorado”, comemorou.

Os principais emissores internacionais para a Bahia são a Argentina, com 82.132 chegadas e crescimento de 59% em 11 meses no comparativo com o mesmo período de 2024; Portugal, com 19.953 desembarques e aumento de 47,52%; Uruguai, com 16.770 visitantes estrangeiros, um acréscimo de 26,54% no comparativo, França, com 15.042 turistas internacionais (+168,47%); e Itália, com 11.271 viajantes (+41,95%)

Brasil

O Brasil também segue ampliando seus indicadores. Entre janeiro e novembro, o país recebeu 8.390.708 turistas internacionais, resultado 40,6% maior do que no mesmo período de 2024. Somente em novembro, chegaram 704.159 viajantes, o melhor desempenho do mês em toda a série histórica.

A expectativa é encerrar 2025 com mais de 9 milhões de entradas internacionais. “A energia e a vibe do Brasil contagiaram o mundo. Isso prova o sucesso das estratégias de promoção que temos executado e é por isso que somos o país com maior crescimento no turismo internacional em todo o planeta”, destacou Marcelo Freixo.

Principais emissores

Em âmbito nacional, a Argentina segue na liderança entre os países que mais enviaram turistas ao Brasil, com 3,1 milhões de visitantes entre janeiro e novembro (+82,1%). Em seguida vêm Chile, com 721.497 turistas internacionais (+24,4%), Estados Unidos, com 677.888 viajantes (+5,8%), Uruguai, com 487.514 (+37,2%), e Paraguai, com 454.327 (+14,2%).

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.