10/12/2025 – O Paraná segue em ritmo de crescimento no turismo internacional nos últimos meses de 2025. De janeiro a novembro, o estado registrou 958.015 chegadas de visitantes estrangeiros, resultado 18,9% maior que no mesmo período do ano passado, quando foram contabilizadas 805.143 entradas.
Somente em novembro, foram 69.901 visitantes, contra 65.176 em 2024, alta de aproximadamente 7,3% no comparativo mensal. Os dados são da Embratur, do Ministério do Turismo e da Polícia Federal.
Os principais emissores internacionais para o Paraná são o Paraguai (364.725), Argentina (347.470), Estados Unidos (26.733), Chile (21.345) e Espanha (15.679). Com o desempenho acumulado, o estado permanece entre os principais portões de entrada do turismo internacional no país, contribuindo para o avanço histórico do setor em 2025.
De acordo com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o crescimento do estado no turismo internacional confirma a sua força dentro da estratégia nacional da Agência. “Cada vez mais, o Paraná se consolida como um destino que combina natureza, cultura, inovação e serviços qualificados, atraindo visitantes de diferentes perfis e ampliando sua presença no cenário turístico internacional. Esse avanço mostra que estamos diversificando rotas, fortalecendo o turismo na Região Sul e ampliando os resultados para a economia local, gerando renda e oportunidades para milhares de famílias.”
Brasil
O Brasil também segue ampliando seus indicadores. Entre janeiro e novembro, o país recebeu 8.390.708 turistas internacionais, resultado 40,6% maior do que no mesmo período de 2024. Somente em novembro, chegaram 704.159 viajantes, o melhor desempenho do mês em toda a série histórica.
A expectativa é encerrar 2025 com mais de 9 milhões de entradas internacionais. “A energia e a vibe do Brasil contagiaram o mundo. Isso prova o sucesso das estratégias de promoção que temos executado e é por isso que somos o país com maior crescimento no turismo internacional em todo o planeta”, destacou Marcelo Freixo.
Principais emissores
Em âmbito nacional, a Argentina segue na liderança entre os países que mais enviaram turistas ao Brasil, com 3,1 milhões de visitantes entre janeiro e novembro. Em seguida vêm Chile (721.497), Estados Unidos (677.888), Uruguai (487.514) e Paraguai (454.327).
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.