TURISMO INTERNACIONAL

Rio Grande do Sul registra 1,4 milhão de turistas internacionais até novembro

Chegadas cresceram 86,4% em relação ao mesmo período de 2024 e consolidam o estado como um dos principais portões de entrada do país
Embratur – Sebrae / Divulgação
Somente em novembro, foram 60.456 turistas no estado, um crescimento de 35,5% em relação ao mesmo período de 2024

10/12/2025 – O Rio Grande do Sul registrou avanço expressivo nas chegadas de turistas internacionais em 2025. Entre janeiro e novembro deste ano, o estado recebeu 1.431.795 visitantes estrangeiros, quase o dobro do resultado observado no mesmo período do ano passado, quando foram contabilizadas 768.160 entradas, um crescimento de 86,4%. 

Somente em novembro, foram 60.456 turistas no estado, um crescimento de 35,5% em relação ao mesmo período de 2024, quando 44.623 visitantes estiveram no Rio Grande do Sul. Os dados são da Embratur, do Ministério do Turismo e da Polícia Federal.

A Argentina segue como principal origem de turistas. Entre janeiro e novembro, 1.099.412 argentinos visitaram o estado. No mesmo período do ano passado foram 538.704, crescimento de 104,1%. Em segundo lugar está o Uruguai, com 283.048 turistas, alta de aproximadamente 40% em relação a 2024. Na sequência aparecem Paraguai, Chile e Estados Unidos. 

Com o desempenho acumulado, o Rio Grande do Sul ocupa a terceira posição entre os principais portões de entrada do turismo internacional no Brasil, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro, contribuindo para que o país siga registrando números históricos em 2025.

Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, os resultados evidenciam a atratividade e a diversidade da oferta turística da região. “A cada mês, o Rio Grande do Sul mostra ainda mais sua potência e a atratividade de seus destinos. É uma região extremamente diversificada, que oferece diferentes segmentos e atrai uma variedade enorme de visitantes ao estado”, destacou.

Brasil

O Brasil também segue ampliando seus indicadores. Entre janeiro e novembro, o país recebeu 8.390.708 turistas internacionais, resultado 40,6% maior do que no mesmo período de 2024. Somente em novembro, chegaram 704.159 viajantes, o melhor desempenho do mês em toda a série histórica.

A expectativa é encerrar 2025 com mais de 9 milhões de entradas internacionais. “A energia e a vibe do Brasil contagiaram o mundo. Isso prova o sucesso das estratégias de promoção que temos executado e é por isso que somos o país com maior crescimento no turismo internacional em todo o planeta”, destacou Marcelo Freixo.

Principais emissores

A Argentina segue na liderança, com 3,1 milhões de visitantes entre janeiro e novembro. Em seguida vêm Chile (721.497), Estados Unidos (677.888), Uruguai (487.514) e Paraguai (454.327).

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.