TURISMO ESTRANGEIRO EM ALTA

Brasil registra aumento na compra de bilhetes aéreos por turistas internacionais para Réveillon, Carnaval e Verão 2026

Levantamento da Embratur mostra crescimento de até 23% para a folia em fevereiro; virada de ano (7,5%) e verão (6,6) também apontam para aquecimento do setor após a série de recordes de 2025
Embratur-Visit Brasil/Divulgação
De dezembro a janeiro, a expectativa é de aquecimento no turismo internacional no Brasil

22/12/2025 – Ano de recordes para o turismo internacional no Brasil, 2025 chega ao fim com mais de 9 milhões de visitantes de outros países e continuará aquecido na virada para 2026, no verão e no Carnaval. É o que revela um levantamento da Embratur sobre a compra de bilhetes aéreos internacionais com destino ao país nos próximos meses.

A pesquisa – realizada em 5 de dezembro – revela aumento de 23,2% na venda de bilhetes para o período de Carnaval, na comparação entre 2025 e 2026. De 7 a 15 de fevereiro de 2026, já foram 88,6 mil reservas. Os cinco principais emissores são Argentina, Chile, Estados Unidos, França e Portugal.

Já para o Verão 2026, uma das estações mais atrativas para os turistas internacionais, de 21 de dezembro a 20 de março, a compra de passagens aéreas ficou em 756.350. O valor é 6,6% maior que o período de 21 de dezembro de 2024 a 20 de março de 2025. Assim como no caso anterior, os mercados com maior crescimento são Argentina, Chile, Estados Unidos, Portugal e França.

O Réveillon brasileiro também irá aquecer o setor do turismo. Desta quinta (25) a 31 de dezembro, a compra de bilhetes por visitantes de outros países foi de 101.117. O número é 7,5% maior que no mesmo período de 2024. Para esse período, os principais emissores com maior crescimento foram Argentina, Estados Unidos, Portugal, Chile e Itália.

O levantamento considerou os 13 estados que operam rotas internacionais no país: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Alagoas e Pará.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destaca a importância de a Agência trabalhar junto com todo o trade para que o crescimento do turismo internacional no Brasil “deixe de ser um momento e se torne uma constante”. “Estamos encerrando 2025 com recorde histórico de mais de 9 milhões de visitantes internacionais e os dados nos mostram que o crescimento do setor no Brasil pode ser transformado em uma constante”, afirma Freixo.

Recorde de chegadas e voos

A poucos dias de fechar o ano, o Brasil já registrou a chegada de 9 milhões de turistas estrangeiros em 2025. Recorde histórico, o número supera em 30% a previsão para este ano, que era de 6,9 milhões, segundo o Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027.

Na mesma toada, o número de voos para o Brasil de janeiro a novembro também reflete esse aumento. Segundo o painel de dados da Embratur, em 11 meses, o país registrou 68.872 aterrissagens vindas do exterior. O número é 17,7% maior que o registrado no mesmo período do ano passado, quando ficou em 58.473.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.