15/1/2026 – O ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, fez uma visita institucional à sede da Embratur, nesta quinta-feira (15), para conhecer de perto as principais ações, programas e soluções que estruturam a promoção internacional do Brasil. A agenda foi conduzida pelo presidente da Agência, Marcelo Freixo, e reuniu dirigentes e equipes técnicas das duas instituições.
Durante o encontro, o ministro tomou conhecimento da estratégia da Agência, baseada em inteligência de dados, inovação e conectividade. Os pilares orientam a captação de turistas estrangeiros e posicionam o Brasil de forma mais competitiva no mercado global.
De acordo com Freixo, a visita é importante para mostrar como a Embratur opera e como, trabalhando em conjunto com o Ministério do Turismo é possível “potencializar os resultados que já são muito bons”. Em 2025, o Brasil atingiu a marca histórica de 9,3 milhões de turistas internacionais.
Inteligência Dados
Um dos destaques foi a apresentação da área de inteligência de dados da Agência, responsável por produzir perfis detalhados dos turistas por país estratégico, analisando hábitos de consumo, comportamento de compra, períodos de viagem e interesses pelo Brasil. As informações subsidiam campanhas internacionais, ações comerciais e o planejamento em diferentes níveis.
“A inteligência de dados deixou de ser uma ferramenta interna e passou a ser um ativo público. Hoje, entregamos diagnósticos que ajudam estados e municípios a planejar investimentos, captar eventos e estruturar políticas públicas com base em evidências reais”, destacou Freixo.
A agenda incluiu ainda a atuação estratégica da Embratur na ampliação da conectividade aérea e na gestão de modais. Criada nesta administração, a área de Gestão e Inovação aproxima a Embratur do setor de transportes, responsável por parcela significativa do custo de uma viagem internacional.
A Embratur mantém acordos de cooperação com companhias aéreas, aeroportos e associações setoriais, como a Clia Brasil. Também desenvolve campanhas voltadas ao transporte terrestre no Cone Sul e ações para fortalecer o Brasil como destino de cruzeiros marítimos.
Entre as iniciativas apresentadas ao ministro, ganhou destaque o Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI), que apoiou a abertura de novas rotas aéreas internacionais por meio de editais de chamamento público. O programa viabilizou quatro rotas inéditas e ampliou a oferta de voos existentes, com atração de investimentos privados.
A visita também abordou o uso do audiovisual e da inovação como vetores de promoção internacional, com destaque para o potencial das film commissions e para soluções tecnológicas voltadas à melhoria da experiência do passageiro, como mapas digitais multilíngues em aeroportos.
Outro tópico foi a atualização de pesquisas de turismo doméstico e internacional, para compreender o perfil de viajantes no cenário pós-pandemia. Ao final, o ministro Gustavo Feliciano ressaltou a importância da integração entre as equipes e do uso de dados e inovação para fortalecer o turismo brasileiro.
“Conhecer de perto o trabalho da Embratur nos dá ainda mais clareza sobre o caminho que estamos construindo. Vamos trabalhar de forma conjunta para potencializar resultados e consolidar o Brasil como um destino cada vez mais competitivo no cenário internacional”, afirmou.
Todas as ações apresentadas ao ministro estão alinhadas ao Plano Brasis – Plano Internacional de Marketing Turístico, que orienta a atuação da Embratur a partir de dados, define mercados prioritários e segmentos estratégicos e estabelece ações personalizadas por estado brasileiro. O Plano oferece diagnósticos específicos para cada unidade da federação, apoiando decisões mais assertivas de gestores públicos e privados.
Participantes
Além de Freixo e do ministro, participaram da visita o diretor de Gestão e Inovação da Embratur, Roberto Gevaerd, o diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade, Bruno Reis, o coordenador de Modais da Agência, Philip Karat, a secretária-executiva do MTur, Fernanda Norat, o chefe de gabinete do ministro e técnicos da pasta.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.