TURISMO AUDIOVISUAL

Edital Brasil com S: produções apresentam a Amazônia ao mundo em estreias no Brasil e no exterior

Cinco curtas-metragens produzidos com fomento da Embratur iniciam circuito nacional e internacional, destacando saberes ancestrais e a potência do audiovisual da região
Divulgação/Embratur
Mostra de Cinema de Tiradentes chega à sua 29ª edição reafirmando-se como um dos mais importantes espaços de difusão do cinema brasileiro

27/1/2026 – Em temporada de Globo de Ouro para o cinema brasileiro no mundo, a Embratur promove a estreia nacional e internacional dos cinco curtas-metragens vencedores da segunda edição do Edital Brasil com S. Com foco no bioma amazônico, seus povos e saberes, a iniciativa amplia a visibilidade de narrativas e realizadores da região, fortalecendo a presença do cinema brasileiro contemporâneo no exterior e promovendo a imagem do país.

A primeira exibição acontece em 31 de janeiro na Sessão Cine EmbraturLab, durante a 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes (MG). No cenário global, as obras serão apresentadas em 5 de fevereiro no Festival Internacional de Curtas-Metragens de Clermont-Ferrand, na França, um dos mais importantes eventos dedicados ao cinema de curta-metragem no mundo.

O edital estruturado pela Agência oferece mentorias especializadas em roteiro, direção e produção, além de consultoria para distribuição no mercado externo. O suporte técnico conta com a parceria do Projeto Paradiso Multiplica, com orientação do diretor Marcelo Botta em roteiros, e das especialistas Denise Jankar e Allexia Ferreira nas etapas de difusão internacional. Com isso, a iniciativa consolida um ciclo completo de fomento ao audiovisual, para além do apoio financeiro.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destaca a importância do momento para a promoção do Brasil a partir do turismo de tela. “Com o ‘Brasil com S’, não estamos apenas financiando filmes, mas estruturando uma estratégia de soft power que utiliza a nossa identidade cultural e a sustentabilidade da Amazônia como diferenciais competitivos. Estar em Tiradentes e em Clermont-Ferrand mostra que o audiovisual brasileiro tem força para emocionar o público interno e, ao mesmo tempo, atrair o turista internacional que busca experiências autênticas, com consciência ambiental e sustentabilidade”, completou Freixo.

Festival francês

No Festival de Clermont-Ferrand, a Embratur marca presença inédita com um estande no Marché du Film, em cooperação com a Kinoforum, para promover o audiovisual nacional, servindo como ponto de encontro e divulgação. A estratégia de promoção conta com a distribuição de catálogos, operação de website dedicado e a realização de um coquetel de networking no dia 4 de fevereiro para ampliar parcerias globais. A agenda inclui, ainda, a exibição dos filmes para produtores, agentes de vendas e programadores internacionais na sala George Conchon em 5 de fevereiro.

Tiradentes (MG)

Na Mostra de Tiradentes, a Agência reforça a conexão entre cultura e promoção de destinos turísticos brasileiros. Além da sessão de encerramento com os curtas da Amazônia, a delegação da Embratur realiza um workshop para realizadores em 30 de janeiro. A atividade detalha as ações de integração entre o setor audiovisual e as estratégias de mercado da Agência, reforçando a visibilidade de narrativas regionais em plataformas de grande alcance.

Destino competitivo

A circulação das obras em festivais estratégicos posiciona o Brasil como destino competitivo e diversificado por meio do soft power. O trabalho conjunto com a Universo Produções e a Kinoforum garante que os produtos audiovisuais funcionem como vitrines para a sustentabilidade e a riqueza cultural do país. O investimento no setor impulsiona a economia criativa e atrai novos fluxos de visitantes internacionais interessados na experiência turística brasileira.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.