3/2/2026 – Se existe um lugar onde o som se transforma em cor e a história se faz em passos de dança, esse lugar é a Bahia. O estado que transformou festa em identidade, resistência e alegria coletiva se prepara para o Carnaval de 2026. Segundo um levantamento da Embratur, o volume de bilhetes aéreos internacionais para o período de Carnaval na Bahia registrou um salto de 43% em relação ao ano anterior.
A marca consolida o estado como um dos destinos mais desejados do Brasil durante a maior festa popular do planeta e supera com folga a média de crescimento nacional, de 21%. Durante os dias de folia, os idiomas nas ladeiras do Pelourinho e nos demais circuitos da festa serão diversos. Os países com maior crescimento na emissão de bilhetes internacionais para o período são a Argentina, com 63%, seguida de Portugal (+23%) e Uruguai (+27%).
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o Carnaval brasileiro é um produto turístico único no mundo. “O Carnaval baiano é uma festa inigualável. Reúne música, identidade, diversidade, ancestralidade e inovação, além de ser um poderoso gerador de emprego e renda. Esse crescimento não é por acaso, é resultado de um destino que se preparou, que diversificou sua oferta de atrativos e que entendeu que o luxo está também na autenticidade de sua cultura”, reforçou.
Conectividade
O sucesso de 2026 é fruto de uma série de ações. Entre elas, a expansão da malha aérea do estado. Para se ter uma ideia, das entradas internacionais de 2025 na Bahia, 95,6% ocorreram por avião. Salvador recebeu 1.536 voos internacionais, aumento de 30% em relação a 2024.
Além disso, o estado passou a contar com novas rotas, como o voo direto de Córdoba (ARG), além do reforço na oferta de assentos vindos de Buenos Aires (ARG), Madri (ESP), Lisboa (POR) e Paris (FRA). Hoje, a Bahia é a 6ª unidade da federação que mais recebe turistas de fora, consolidando-se como um hub de lazer e cultura.
Ações da Embratur
O sucesso nas vendas de passagens para o Carnaval de 2026 é reflexo de uma série de iniciativas da Embratur que colocaram o estado na vitrine do turismo global. Com a campanha “Não há lugar como o Brasil”, feita na Europa, a Agência levou o brilho de Salvador e a mística da Chapada Diamantina para os grandes centros emissores, por exemplo.
No campo da promoção digital, a campanha Visit Brasil foi ativada em mercados como Argentina, Estados Unidos e Chile. Complementando essa estratégia, a Agência publicou artigos sobre destinos baianos no portal Visit Brasil.
No eixo de relacionamento e experiência, a Embratur apostou em ações presenciais e de relações públicas para fortalecer a imagem da Bahia. Em abril de 2025, a Galeria Visit Brasil, realizada em Paris, promoveu dois Patrimônios Mundial da UNESCO, que são Salvador e Costa do Descobrimento.
Já em fevereiro, uma press trip trouxe jornalistas franceses a Salvador para vivenciar a Festa de Iemanjá e os preparativos do Carnaval do ano passado, reforçando o posicionamento do destino nos segmentos de Turismo Cultural e Afroturismo.
O apoio à comercialização foi outro pilar da estratégia. Entre março e abril, o roadshow “Visit Nordeste” reuniu o trade e passou por Londres, no Reino Unido, e Milão, na Itália, marcando a primeira iniciativa conjunta da região para promover produtos de Luxo, Sol e Praia e MICE.
O famtour na Chapada Diamantina, realizado em março, levou operadores britânicos para os municípios de Lençóis e Boa Nova, com foco nos nichos de Ecoturismo e Birdwatching. Paralelamente, a Embratur lançou novos módulos do programa Brasil Travel Specialist (BTS), com treinamentos online voltados a agentes internacionais nos segmentos de MICE, Ecoturismo e Aventura, tendo Salvador e a Chapada Diamantina como destinos âncora.
Durante a FITUR, em Madri, a Agência promoveu uma ativação conjunta com a LATAM no estande do Brasil para agentes europeus, incluindo o sorteio de passagens. Em Roma, foi realizada uma capacitação com agentes italianos sobre Turismo de Luxo na Bahia, em parceria com a TAP. A Bahia também marcou presença em feiras como a ITB Berlin, Travel & Adventure Show, Seatrade Cruise Global, IMEX Frankfurt e FIEXPO, consolidando o estado como destino competitivo e diverso no mercado global.
Como resultado desse conjunto de ações integradas, a Bahia registrou em 2025 a entrada de 211.539 turistas estrangeiros, o que representa um crescimento de 47,3% em comparação com 2024. Para 2026 a expectativa é de que estes números cresçam ainda mais e a Bahia continue a transformar música em ponte, cultura em destino e alegria em convite ao mundo.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.