Embratur debate estratégias inovadoras de turismo com municípios

Agência abordou ações realizadas em 2022 durante seminário promovido pela CNM

Com o objetivo de debater iniciativas para captação de recursos e estratégias inovadoras para o turismo nos municípios brasileiros, a Embratur participou, nesta terça-feira (19/07), de um seminário técnico promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). A Agência abordou ações realizadas este ano, sobretudo nos segmentos de turismo de aventura, náutico e trilhas de longo curso.

Representante da Embratur no evento on-line, a técnica da Gerência de Inteligência Competitiva e Mercadológica do Turismo, Maressa Farias, tratou ainda sobre o cenário do setor no período pré-pandemia e o atual. Ela lembrou que o Brasil recebeu mais de 6,3 milhões de viajantes internacionais em 2019 e a expectativa, diante da recuperação gradual que já ocorre, é que este ano 4,2 milhões de turistas estrangeiros cheguem ao país, de acordo com projeções da GlobalData.

Apenas em 2022, mais de 1 milhão de visitantes estrangeiros, com visto de turista, já chegaram ao país, barreira que não era ultrapassada desde 2020. Foram, até maio, 1.092.579 pessoas, conforme dados do Sistema de Tráfego Internacional (STI) da Polícia Federal.

Farias destacou ainda que a Embratur tem intensificado as ações de promoção dos destinos brasileiros, com atenção especial às experiências com natureza, segmento que está em alta após a reabertura das fronteiras. Ela citou participações em eventos segmentados no exterior, como a Adventure Elevate 2022 – o mais importante evento de turismo de aventura dos Estados Unidos –, além de reuniões constantes com órgãos e entidades, como os Ministérios do Turismo, do Meio Ambiente, ICMBio e Associações de Pesca Esportiva, para fomentar ainda mais essas atividades no país.

Responsável técnica em turismo da CNM, Marta Feitosa explicou que o seminário foi importante para suprir necessidades apresentadas por municípios. De acordo com ela, o tema turismo de natureza tem sido uma pauta recorrente nos trades locais e a palestra realizada pela Embratur foi importante para contribuir com o debate.

Além das ações da Embratur, o Seminário Técnico da CNM abordou temas como categorização de municípios, Mapa do Turismo Brasileiro, mobilidade, além de boas práticas desenvolvidas no segmento do Turismo Rural. O evento também contou com palestras do Ministério do Turismo, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), além de consultores de turismo ligados à confederação.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.