Embratur aproxima operadores brasileiros e americanos na maior feira de pesca esportiva do mundo

Agência realizou diversas reuniões durante a ICAST, em Orlando, em busca de posicionar o Brasil como um dos principais destinos de turismo de natureza

A Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) finalizou, nesta quinta-feira (21/07), sua participação na International Convention of Allied Sportfishing Trades (ICAST), a maior feira de pesca esportiva do mundo. Em Orlando, nos Estados Unidos, a Agência se reuniu com importantes operadores do setor, apresentou suas ações de promoção de destinos do Brasil e debateu oportunidades de negócios. O evento contou com a presença de mais de 70 países.

Durante a programação da feira, a Embratur se reuniu com a Associação Internacional de Pesca Esportiva. O encontro serviu para aproximar os operadores brasileiros e os norte-americanos e posicionar o Brasil como um dos líderes do turismo de natureza do mundo.

A pesca esportiva é responsável pela receita de 200 bilhões de dólares e emprega cerca de 700 milhões de pessoas, de acordo com dados do Banco Mundial (2019). No Brasil, segundo a Associação Nacional de Ecologia e Pesca Esportiva (Anepe), cerca de oito milhões de pessoas têm o hábito de pescar, sendo a pesca esportiva responsável por movimentar R$ 3 bilhões por ano, gerando cerca de 200 mil empregos diretos e indiretos.

“O turismo de Pesca possui grande potencial de desenvolvimento no Brasil devido a sua dimensão territorial, a extensão costeira e hídrica e a diversidade de peixes em nossas águas. Por isso, é importante debatermos oportunidades de negócios nesse segmento e estarmos presente na maior feira do mundo é primordial”, afirmou o presidente da Embratur, Silvio Nascimento.

Também presente no evento, a Anepe avaliou a participação na ICAST como positiva. “A parceria com a Embratur nos proporcionou tratativas que antes eram inimagináveis para o nosso setor. A Embratur teve um papel fundamental na condução das reuniões e realizamos várias em que os agentes brasileiros tiveram oportunidades de ter os seus produtos apresentados para os agentes e operadores americanos”, comemorou Marcos Glueck, presidente da Anepe.

Agenda em Orlando

Na última terça-feira (19), o assessor da Gerência de Natureza da Embratur, Alisson Andrade, se reuniu com membros da Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos, Flórida Central. No encontro, foram discutidas iniciativas de promoção do Brasil no país norte-americano, com destaque para atrativos de natureza. Entre as atividades abordadas destacam-se: mapeamento dos principais operadores de turismo e apresentação do Brasil como destino turístico em eventos da região. No mesmo dia, a Agência também se reuniu com a companhia aérea Gol para conversar sobre malha aérea e o aumento da conectividade entre os países.

Na quarta (20), a agenda ocorreu com operadores de pesca esportiva local, além de executivos da empresa aérea Copa Airlines. O objetivo foi tratar sobre estratégias de elaboração de pacotes de pesca esportiva para o Brasil. Também participaram da reunião representantes da Anepe e do Consulado do Brasil em Atlanta.

Foto: Divulgação/Embratur

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.