Inscrições abertas para a participação em seis feiras internacionais a partir de outubro

Interessados poderão concorrer a um lugar nos estandes da Embratur em eventos na Argentina, nos Estados Unidos, no Reino Unido, no Paraguai e na Espanha

Com participação programada em seis feiras internacionais entre outubro e dezembro deste ano, a Embratur abre inscrições para os interessados em participar dos eventos como coexpositores na segunda-feira (25.7). O edital inclui duas feiras voltadas para o segmento de negócios e eventos e outras quatro para o segmento multiprodutos. Clique aqui e confira o edital completo.

As feiras que integram o edital são a FIT América Latina, entre 1º e 4 de outubro, em Buenos Aires, na Argentina; a IMEX América, entre 11 e 13 de outubro, em Las Vegas, nos Estados Unidos; a New York International Travel Show (NYITS), entre 28 e 30 de outubro, em Nova York, nos Estados Unidos; a World Travel Market (WTM), entre 7 e 9 de novembro, em Londres, no Reino Unido; a Feira Internacional de Turismo do Paraguai (FITPAR), entre 11 e 12 de novembro, em Assunção, no Paraguai; e a IBTM World, entre 29 de novembro e 1º de dezembro, em Barcelona, na Espanha.

Os coexpositores selecionados terão um balcão de negócios específico nos estandes da Embratur. Há ainda a possibilidade de parcerias para a realização de ações promocionais relacionadas à cultura e à gastronomia. Todas as inscrições abrem no dia 25 de julho, mas o prazo final é diferente para cada feira. O primeiro prazo termina em 7 de agosto para os interessados em participar da FIT América Latina e da IMEX América; em 14 de agosto para a NYITS e para a WTM; e em 17 de agosto para a FITPAR e a IBTM World.

“A participação nas feiras internacionais representa uma oportunidade única de estar em contato direto e fazer negócios com alguns dos principais mercados emissores de turistas internacionais para o Brasil. Neste momento de retomada do turismo, em que as pessoas começam a olhar com mais carinho para viagens mais longas, estar nas feiras comercializando seus produtos e destinos é estratégico e fundamental”, destacou Silvio Nascimento, presidente da Embratur.

Podem participar do edital órgãos ou entidades da administração pública direta e indireta, empresas que atuam na comercialização de produtos e destinos turísticos com registro em dia no Cadastur, entidades de captação e promoção de eventos, operadores de turismo, meios de hospedagem, redes hoteleiras, entidades de promoção do turismo brasileiro, companhias aéreas e veículos de comunicação.

As inscrições serão avaliadas e classificadas de acordo com critérios estabelecidos no edital. Entre outras características, valem pontos ter site e aplicativo próprio em inglês, no idioma do mercado da feira e em outros idiomas; operadores de turismo que comercializam o destino; ter material promocional em inglês, espanhol e no idioma do mercado; além de efetuar o preenchimento do perfil no ato da inscrição em inglês e espanhol. Os critérios completos podem ser conferidos no edital.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.