Presidente da Agência destaca a importância da parceria com as Embaixadas brasileiras para atração de turistas internacionais
A Embratur detalhou, nesta segunda-feira (29/08), a atuação da instituição para promover os destinos e atrativos brasileiros no exterior aos estudantes do Instituto Rio Branco. No encontro, realizado em Brasília, o presidente da Agência, Silvio Nascimento, elencou as principais ações desenvolvidas no primeiro semestre deste ano e destacou a importância da parceria com as Embaixadas brasileiras para atrair turistas internacionais ao Brasil.
“A Embratur tem trabalhado diuturnamente para alcançar novos mercados e a atuação conjunta com as Embaixadas é fundamental, já que elas podem conectar a Agência com os principais stakeholders do setor”, explicou Nascimento. “É muito importante ter a oportunidade de falar para os nossos futuros diplomatas. São eles que vão representar o Brasil lá fora, assim como Embratur. Então, essa interação é muito produtiva para que no futuro eles possam contribuir com esse trabalho que é tornar o Brasil um gigante do turismo internacional”, completou.
Neste ano, a Embratur tem intensificado as iniciativas de promoção internacional do Brasil. Por meio de uma parceria com o Sebrae, a instituição ampliou a capilaridade das ações, com a realização de três campanhas publicitárias em países estratégicos, participação em seis grandes feiras internacionais e organização de cinco press trips com jornalistas estrangeiros.
“As diversas ações da Embratur pelo mundo tiveram grande importância para a retomada do turismo internacional no Brasil em 2022. Nossa estratégia agora é fortalecer ainda mais a nossa atuação e, para tanto, estamos trabalhando em parcerias e acordos de promoção do turismo como aberturas de representações no exterior da Embratur”, disse Nascimento. “O Itamaray tem uma capilaridade gigantesca, está no mundo inteiro e a gente sempre teve apoio das Embaixadas e dos Consulados. Nossa proposta hoje foi fortalecer ainda mais essa relação”, destacou.
Ainda na palestra, Silvio antecipou as ações que serão realizadas pela Embratur no segundo semestre de 2022. O cronograma inclui a participação em seis grandes feiras internacionais, três press trips com comunicadores de países estratégicos, três novas campanhas publicitárias, entre outras atividades.
Ele explicou ainda o papel das Embaixadas na promoção internacional do turismo. De acordo com Nascimento, essas instituições são estratégicas na negociação para ampliação de voos internacionais, atração de investimentos, além de subsidiar a Embratur com informações sobre o perfil e os hábitos de consumo de cada país onde a Embaixada está sediada, para que a Agência possa ser ainda mais assertivas nas ações de promoção.
“O Instituto Rio Branco é uma casa de formação de profissionais do Estado brasileiro que trabalham em diversas áreas, entre elas a promoção do turismo, segmento importante para economia do nosso país. Portanto, eu sou grata pela contribuição da Embratur na formação desses novos profissionais”, avaliou a diretora-geral do Instituto Rio Branco, Gilvânia Maria de Oliveira.
Brasil e Índia
Ainda nesta segunda-feira, Silvio Nascimento se reuniu com o embaixador da Índia no Brasil, Suresh K. Reddy. No encontro, foram discutidas estratégias para incentivar o turismo em ambos os países, a ampliação da malha aérea, e os procedimentos para emissão de visto para turistas indianos. Também participaram do encontro pela Embratur, a diretora de Marketing, Inteligência e Comunicação, Karisa Nogueira, e a supervisora da Gerência de Assessoria Internacional e Gestão de Unidades no Exterior, Daniela Reple.
Foto: Renato Vaz Brito/Embratur