Em Guayaquil, Embratur se reúne com associações para criar oportunidades de negócios

Evento ICCA Latin America & Caribbean Summit contou com três dias de programação e possibilitou aproximação entre membros do trade

Em busca de captar mais eventos ligados ao turismo de negócios, a Embratur participou da ICCA Latin America & Caribbean Summit, um dos mais importantes congressos turísticos do setor. Entre segunda (12/09) e quarta-feira (14/09), membros da Associação de Congressos e Convenções Internacionais (ICCA) e agentes do trade internacional se reuniram em Guayaquil, no Equador, para criar oportunidades de negócios e networking, além de se atualizarem sobre as tendências atuais do mercado de reuniões associativas.

A diretora de Marketing, Inteligência e Comunicação da Embratur, Karisa Nogueira, participou dos três dias de imersão na cidade equatoriana. Ao lado do assessor executivo, Wilson Freitas, ela frequentou rodadas de negócios com presidentes de associações internacionais detentoras de eventos latino-americanos e mundiais.

“Em virtude da proximidade do Brasil com vários países da América Latina, buscamos captar eventos que possam rotacionar na América Latina e, com isso, continuar ampliando nossa economia por meio do turismo”, afirma Karisa Nogueira.

O Brasil ficou em terceiro lugar nas Américas em número de eventos planejados em 2021 – atrás apenas dos EUA e Canadá, empatado com o México. O país também ficou em terceiro lugar em número de eventos realizados contemplando aqueles que foram realizados de forma híbrida ou virtual – atrás apenas dos EUA e Canadá. Ciente da importância deste segmento para o setor, das 12 feiras internacionais que constam no calendário de 2022 da Embratur, quatro são voltadas para negócios: IMEX, FIEXPO, IMEX América e IBTM World.

O evento promovido pela ICCA envolveu ainda City Tour por Guayaquil, experiência pelas cena gastronômica da cidade, além de diversas atividades de imersão na cultura local. No espaço reservado para palestras, Karisa Nogueira explicou aos participantes o papel da Embratur. A diretora esclareceu a mudança de status de autarquia para agência, em maio de 2020, e pontuou algumas ações e objetivos da Agência.

Setor em alta

De acordo com dados da Associação Brasileira das Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), o faturamento do segmento de turismo de negócios mais que triplicou nos primeiros meses deste ano, quando comparado ao mesmo período de 2021. Ao todo, foram contabilizados cerca de R$ 4,8 bilhões, com destaque para os serviços aéreos (R$ 3,1 bilhões).

Em 2021, o faturamento total alcançou R$ 4,370 bilhões, que representaram cerca de 40% do faturamento em 2019 (R$ 11,388 bilhões), mas também um crescimento de 18% em comparação aos números de 2020 (R$ 3,705 bilhões).

Conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua – PNAD Contínua, o turismo de negócios foi responsável por 14,6% das viagens realizadas dentro do país em 2021.

Já no Estudo da demanda turística internacional do Ministério do Turismo, o segmento foi o segundo principal motivo da vinda de estrangeiros ao Brasil em 2019. Ao todo, 15,4% dos estrangeiros que chegaram ao Brasil foram motivados por esta finalidade, com gastos diários per capita de US$ 77,39.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.