Embratur participa do 4º Fórum CLIA Brasil 2022

O evento celebrou o crescimento do país no mercado de cruzeiros e abertura de nova temporada 2022-2023

A Embratur participou, nesta quarta-feira (14/09), do 4º Fórum CLIA Brasil. Organizado pela Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos, o evento teve como objetivo promover debates sobre as tendências e os desafios para o desenvolvimento da atividade, a partir da melhoria do ambiente de negócios.

Realizado na sede do Ministério do Turismo, em Brasília, o evento reuniu autoridades e grandes players do mercado de cruzeiros. Participaram da abertura, o ministro do Turismo, Carlos Brito, o presidente da Agência, Silvio Nascimento, o presidente executivo da CLIA Brazil, Marco Ferraz, o presidente do Conselho da CLIA Brazil e Country Manager da MSC, Adrian Ursill, entre outros.

O evento aconteceu próximo à abertura da temporada de cruzeiros 2022/2023, que será dia 29 de outubro e seguirá até 20 de abril. Espera-se que seja a maior dos últimos dez anos. As boas expectativas vêm do potencial do segmento no país que vem sendo aprimorado constantemente.

São nove navios de cabotagem que contam com mais de 780 mil leitos, podendo acomodar ainda mais viajantes do que nos cruzeiros no último período de navegação, realizado antes da pandemia do Covid-19 (2019/2020).

A próxima temporada conta também com 35 navios de longo curso, com origem de destinos internacionais, que passarão pelo Brasil e seguem seus cursos. Essa novidade irá colocar o país de volta na rota de importantes companhias marítimas de todo o mundo.

A expectativa é de que a próxima temporada resulte na geração de 48 mil empregos diretos e indiretos, e em um impacto econômico da ordem de R$ 3,8 bilhões na economia nacional.

Na ocasião, o presidente da Embratur aproveitou para destacar o empenho da Agência na qualificação do trade para receber os turistas internacionais, além das diversas ações de promoção dos destinos e atrativos brasileiros no exterior.

“A Embratur tem sido incansável no trabalho de fazer a roda da economia girar. Trabalhamos dia após dia e noite após noite. No primeiro semestre, conseguimos vitórias relevantes. Fizemos três campanhas internacionais, duas nos Estados Unidos e uma na América do Sul, realizamos cinco press trips com jornalistas e influenciadores internacionais sobre destinos brasileiros, realizamos roadshows nas américas do Sul e do Norte e estamos capacitando o nosso trade para receber turistas internacionais, em ação feita em parceria com o Sebrae”, elencou.

Durante o fórum, foram abordados temas como a regulação de operações, infraestrutura, sustentabilidade e meio ambiente, além de novos rumos e desafios da atividade turística no Brasil. “No último semestre, o turismo gerou R$ 94 bilhões para a economia. Foram mais de 600 mil empregos e o setor de cruzeiros é uma importante fonte para o crescimento”, destacou o ministro Carlos Brito.

“Estamos animados com a próxima temporada batendo os recordes dos últimos dez anos. São 17 destinos, sendo 14 no Brasil e 780 mil leitos”, completou o presidente executivo da CLIA Brazil, Marco Ferraz.

Reconhecimento

Ao fim da abertura do Fórum, o presidente executivo da CLIA Brazil, Marco Ferraz e o presidente do Conselho da CLIA Brazil e Country Manager da MSC, Adrian Ursilli, concederam uma homenagem simbólica pela presença do presidente da Embratur e do ministro do Turismo.

Foto: Renato Vaz Brito/Embratur

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.