Promoção

Embratur traz agentes de viagens dos Estados Unidos para Famtour por Brasília (DF) e Chapada dos Veadeiros (GO)

Evento permite visitas técnicas aos locais comercializados pelos operadores estrangeiros e produtivas rodadas de negócios com o trade local
Augusto Miranda/MTur
Vale da Lua, em Alto Paraíso, na Chapada dos Veadeiros (GO)

A Embratur inicia, nesta quinta-feira (22/9), um projeto que dá oportunidade a operadores e agentes de viagens internacionais de conhecerem o Brasil e com isso aumentarem suas vendas. Isso porque a Famtour (viagens de familiarização), que começa com caravana dos Estados Unidos em imersão por Brasília (DF) e Chapada dos Veadeiros (GO), vai possibilitar visitas técnicas aos diferenciais de cada destino e rodadas de negócios com os agentes e instituições do turismo local. A ação ocorre em parceria com o Sebrae.

Baseado no segmento natureza/ecoturismo, a primeira Famtour ocorre dos dias 22 a 27. Nela, 15 operadores e agentes de viagens de Nova York, Chicago, Miami e Los Angeles conhecerão pontos turísticos de Brasília e da Chapada dos Veadeiros, além de sentir de perto o contato com cachoeiras, trilhas, exuberantes paisagens e troca de experiências com a cultura local.

“O objetivo de uma Famtour é dar mais subsídios aos ‘vendedores’ do Brasil lá fora. Eles terão ainda mais certeza sobre os destinos incríveis que temos em nosso país e, naturalmente, ter mais argumentos para comercializar seus produtos”, afirma o presidente da Embratur, Silvio Nascimento. “É ainda uma ferramenta necessária para mostrar as experiências que os destinos turísticos brasileiros estão tendo com relação à retomada das atividades após a pandemia”, completa.

Ao todo, estão previstas dez Famtours no âmbito da parceria entre Embratur e Sebrae até 2024, abrangendo os estados de Goiás, Rio de Janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Bahia, Paraná, Tocantins, Paraíba, Pernambuco, Minas Gerais, além do Distrito Federal.

 

Confira a programação para 2022:

Brasília (DF) + Chapada dos Veadeiros (GO) – Operadores dos Estados Unidos
Segmento: Natureza/ Ecoturismo

Rio de Janeiro (RJ) + Costa Verde (litoral RJ) – Operadores da Itália
Segmento: Sol e Praia e Cultura

Minas Gerais (Cidades Históricas) – Operadores da França
Segmento: Cultura e Gastronomia

Rio Grande do Sul (Aparados da Serra) – Operadores do Uruguai
Segmento: Natureza e Ecoturismo

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.