Entrada e gastos de estrangeiros em alta, malha aérea internacional mais de 80% recuperada e hotéis com taxa de ocupação cada vez mais satisfatória. Motivos não faltam para o setor turístico do Brasil comemorar no Dia Mundial do Turismo, celebrado neste 27 de setembro, após dois anos de restrições impostas pela pandemia de Covid-19.
Ações da Embratur, que promove os destinos turísticos do Brasil no exterior, têm impulsionado esse patamar de retomada, como mostram os indicadores. De janeiro a agosto de 2022, o país recebeu mais de 1,6 milhão de visitantes de outros países registrados como visita de turista. Isso é mais do que o dobro do resultado alcançado durante todo o ano de 2021, quando 596,7 mil estrangeiros com este tipo de visto desembarcaram no país. Os dados são do Sistema de Tráfego Internacional (STI) da Polícia Federal.
A malha aérea internacional do Brasil também exibe sua força. Em agosto, atingiu quase 81% de sua capacidade – algo que não ocorria desde 2019. Para atingir a meta de 100% da conectividade ainda este ano, a Embratur tem articulado com empresas aéreas a ampliação de rotas para o Brasil. Até fevereiro de 2023, devem entrar 195 novos voos e frequências adicionais à malha aérea internacional do país, tornando o acesso do viajante ainda mais fácil.
O gasto de visitantes estrangeiros no Brasil é outro indício de que a retomada do turismo no país ganha cada vez mais força. Segundo dados divulgados pelo Banco Central, a receita gerada por turistas de outros países de janeiro a julho deste ano ficou em US$ 2,77 bilhões, praticamente o dobro do mesmo período em 2021, quando o gasto ficou em US$ 1,052 bilhão.
“Este ano, ultrapassamos a marca de 1 milhão de turistas estrangeiros vindo ao Brasil pela primeira vez desde 2020 e o impacto econômico é reflexo deste fluxo. São receitas que alimentam e sustentam o setor, gerando emprego e renda para quem trabalha e vive do turismo”, destaca o presidente da Embratur, Silvio Nascimento.
Ocupação em alta
Impulsionado por datas comemorativas e períodos historicamente atraentes como as férias de julho, por exemplo, o setor hoteleiro do Brasil também tem motivos para comemorar após o duro período de fechamento. De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), a hotelaria nacional registrou média de 85% na taxa de ocupação hoteleira em julho de 2022.
A expansão hoteleira reforça o cenário promissor. Estão em construção 124 hotéis espalhados em 93 cidades brasileiras, superando a marca de 18 mil quartos novos. Desse total, 38% dos hotéis estão em construção avançada e 62% em início de desenvolvimento, o que corresponde a R$ 5,3 bilhões em investimentos até 2026. O estudo é do “Panorama da Hotelaria Brasileira 2022”, realizada pela HotelInvest em parceria com o Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB).
Diante deste cenário concreto de recuperação, a Embratur mira em ações de promoção do país no exterior para seguir ampliando a vinda de turistas estrangeiros. Com o apoio do Sebrae, a Agência marcará presença em seis feiras internacionais, nas cidades Buenos Aires, Las Vegas, Nova York, Londres, Assunção e Barcelona. Também promoveu, neste mês, cinco roadshows pela Europa, passando por Londres, Paris, Frankfurt, Madri e Lisboa.
Além disso, vai realizar press trips com jornalistas e influenciadores de Colômbia, Chile, Argentina e Paraguai e Famtours com mercados dos Estados Unidos, Itália, França e Uruguai.
Estão previstas ainda duas grandes campanhas publicitárias para os mercados europeu e latino-americano, além de uma específica voltada ao público da pesca esportiva, que será veiculada nos Estados Unidos, promovendo dois destinos brasileiros que são referência no segmento: Cáceres, no Pantanal mato-grossense, e Barcelos, em Manaus, no Amazonas
Dia Mundial do Turismo
Desde 1980, os setores ligados ao mercado de viagens no Brasil e no mundo celebram em 27 de setembro o Dia Mundial do Turismo. A data foi escolhida pela Organização Mundial do Turismo (OMT), agência vinculada às Nações Unidas, para marcar o aniversário da adoção dos estatutos da organização. Além disso, sinaliza o final da alta temporada no hemisfério norte e início no hemisfério sul.
Em comemoração à data simbólica, Embratur, Fornatur e Anseditur vão promover o evento “Bagagem para o Trade”. Nesta terça-feira (27/9), a partir das 14h, representantes de órgãos públicos de turismo, associações, empresários, operadores, agentes, estudantes e outros profissionais do setor poderão participar de palestras sobre um dos maiores cases de sucesso do turismo internacional, a Walt Disney World.
A programação conta com apresentações de profissionais que ajudaram a transformar o Magic Kingdom no parque mais visitado do mundo, como o ex-vice-presidente da atração, Dan Cockerell, e a ex-facilitadora do Instituto Disney, Valerie Cockerel. O evento – 100% on-line – conta ainda com palestra da Turismóloga e CEO da Aloha of America e On Stage Academy, Annie Marie.
Para saber mais sobre o Dia Mundial do Turismo, assista ao vídeo feito pela Embratur em homenagem à data.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.