A Embratur encerrou, nesta terça-feira (04/10), sua participação na Feira Internacional de Turismo (FIT), a mais importante do setor na América Latina. Durante os quatro dias do evento, a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo participou de diversas reuniões estratégicas para a promoção do Brasil na Argentina, com o objetivo de alavancar a entrada de argentinos no país.
Entre as articulações da Agência em Buenos Aires, destaca-se a reunião com executivos da companhia aérea GOL. Após destacar a importância de uma conectividade aérea robusta para o turismo, a diretora de Marketing da Embratur, Karisa Nogueira, recebeu a informação que a GOL vai aumentar o número de voos semanais entre Brasil e Argentina de 42 para 77 até o final de 2022. O número é superior ao registrado em janeiro de 2019, quando a companhia operava com 63 voos semanais da Argentina para o Brasil.
“Finalizamos o evento com a certeza de sucesso. Foram dias intensos, de muito trabalho, mas com novos negócios gerados e a segurança de que a Embratur mostrou ao visitante, aos parceiros, às empresas e aos investidores que o Brasil é um país sensacional”, afirmou Karisa Nogueira. “Nos reunimos com empresas do trade turístico argentino, concedemos entrevistas para importantes veículos da imprensa local e estreitamos a parceria entre a Embratur e a Embaixada do Brasil em Buenos Aires”, resumiu.
De acordo com o gerente Internacional da GOL, Luiz Teixeira, “o Brasil é percebido como um destino com enorme potencial em termos comerciais”. A primeira frequência será Córdoba-São Paulo e Rosário-São Paulo, com início nos dias 22 e 28 de novembro, respectivamente. Mas Teixeira também ressaltou o interesse em ampliar os voos para o Nordeste. “É uma região estratégica, pelo interesse dos principais públicos, como Estados Unidos e Argentina.”
Atualmente, o Brasil recebe 221 voos semanais da Argentina. Em 2019, último ano antes da pandemia de Covid-19, a rota Brasil-Argentina contava com 336 voos semanais.
A malha aérea internacional do Brasil tem demonstrado força e atingiu, em agosto, o maior volume desde 2019. O número de chegadas de voos internacionais ao país chegou a 4.003, o que representa 80,71% da capacidade demonstrada no mesmo período de 2019. Comparado ao mês de agosto de 2021, houve acréscimo de 232,35% nas conectividades internacionais.
Aproximação com o trade e Embaixada
Na segunda-feira (03/10), Karisa Nogueira reuniu-se com membros do Comitê Visit Brasil da Argentina. O grupo atua para estimular a emissão de turistas argentinos para o Brasil e é formado por representantes de operadoras de turismo, companhias aéreas e redes hoteleiras.
Os temas centrais da reunião giraram em torno da importância de ampliar a conectividade aérea entre os países e maior investimento em promoção e divulgação por parte dos players do setor no país vizinho. A intenção da Embratur e do Visit Brasil da Argentina é ligar mais cidades argentinas a mais destinos brasileiros, além de manter divulgação constante no país.
Em relação às ações de promoção na Argentina, a diretora Karisa Nogueira reforçou que a Embratur encerrará o ano de 2022 com três campanhas publicitárias no país, além de três press trips com jornalistas argentinos da região e um roadshow.
Karisa Nogueira também visitou a Embaixada do Brasil na Argentina. No encontro com o embaixador Reinaldo Salgado foram discutidas estratégias conjuntas para intensificar o fluxo de turistas argentinos no Brasil.
“São países irmãos e historicamente os maiores emissores de turistas internacionais de um para o outro. Nosso objetivo na FIT deste ano é nos aproximarmos ainda mais das operadoras locais neste momento de recuperação do setor”, reforçou Karisa Nogueira. O embaixador Salgado afirmou que a presença da Embratur e seus coexpositores no evento contribuem para a retomada e ratificou o apoio da Embaixada às ações promocionais no país vizinho.
Aproximação
Ainda durante a FIT América Latina, no domingo (02/10), Karisa Nogueira reuniu-se com José González, presidente da Associação Argentina de Operadoras de Viagens e Turismo (AAOVYT). Durante o encontro, a diretora da Embratur apresentou as principais ações que a Agência vem realizando no país neste momento de retomada do turismo internacional.
Durante a reunião, Nogueira e González discutiram estratégias para a promoção de destinos nos dois países a fim de fortalecer ainda mais a relação entre o Brasil e as operadoras de turismo argentinas. “As campanhas promocionais que a Embratur está realizando são fundamentais e estamos dispostos a colaborar no que for possível”, assegurou González.
Contato com a mídia
Além das reuniões com membros do trade turístico sul-americano e das rodadas de negócios entre os operadores do Brasil e da América do Sul, a feira é um espaço importante para apresentar a veículos de comunicação de outros países os potenciais turísticos do Brasil e as ações da Embratur para atrair turistas estrangeiros ao país.
Dentre as diversas entrevistas, foram atendidos o Voy de Viaje (suplemento de viagem do Grupo Clarín), Travel 2 Latam (portal do trade turístico internacional), Cambio de Aire (portal focado nas áreas VIPs dos aeroportos e terminais argentinos), Radio TV Turística (conglomerado de cinco veículos de imprensa), Réport News (meio do trade turístico da Argentina e do Brasil), Mensajero Turístico (um dos cinco veículos impressos de turismo mais importantes do setor) e Grupo Clarín (veículo de imprensa mais importante do país).