Ter equipamentos turísticos eficientes são pilares para o desenvolvimento do turismo de uma região e o Brasil tem se destacado neste quesito. Prova disso são os reconhecimentos recentes, quando hotéis foram premiados internacionalmente, aeroportos listados entre os mais pontuais do mundo e destinos incluídos entre os mais sustentáveis.
“As chancelas de importantes instituições relevantes ajudam e muito a Embratur em seu ofício de promoção internacional. O Brasil tem diferenciais únicos no mundo e sempre iremos enaltecer a nossa cultura, diversidade e hospitalidade”, diz o presidente da Embratur, Silvio Nascimento.
A 25ª edição do prêmio Readers´Choice Awards, concedido pela revista Condé Nast Traveler, aponta seis hotéis brasileiros classificados entre os melhores da América do Sul. As acomodações destacadas estão situadas em duas cidades: em São Paulo, a lista é composta por Rosewood (8º), Tivoli Mofarrej (12º) e Hotel Fasano (15º); já no Rio de Janeiro, foram premiados o Copacabana Palace (9º), o Fairmont Rio de Janeiro Copacabana (16º) e o The Carioca (20º).
Também no último mês, dez destinos brasileiros compuseram um ranking dos 100 mais sustentáveis para o turismo no mundo em 2022. O reconhecimento foi feito pela organização holandesa Green Destinations. As cidades de Epitaciolândia (AC), Diamantina (MG), Capitólio (MG), Tibau do Sul (RN), Tibau (RN), Corguinho (MS), Pedro Gomes (MS), Bombinhas (SC), Orleans (SC) e Itá (SC) preenchem a lista.
Ainda em setembro, dois aeroportos brasileiros apareceram na lista dos 20 mais pontuais do mundo. O relatório do desempenho de pontualidade produzido mensalmente pelo Official Aviation Guide (OAG) destaca os aeroportos de Teresina (PI), que conquistou a 16ª posição, com 95% das partidas consideradas pontuais, e o Aeroporto Governador Jorge Teixeira de Oliveira, em Porto Velho (RO), que alcançou pontualidade de 94,6% das partidas, em 20º lugar.
A pontualidade e os equipamentos turísticos reconhecidos como pontos fortes contribuem também para o incremento da malha aérea brasileira, que está em constante crescimento em 2022. A conectividade do Brasil com o mundo atingiu 94,74% dos níveis pré-pandemia em setembro deste ano. Foi o melhor resultado desde o fechamento de fronteiras e demais restrições impostas pela pandemia de Covid-19. No último mês, o número de desembarques internacionais chegou a 4.247, o que configura um acréscimo de 6,09% em relação a agosto, o maior registrado até então (4.003).
O reflexo deste bom momento para o turismo está estampado em dados recentes que estão sendo divulgados. Em setembro deste ano, os turistas estrangeiros registraram um gasto histórico no Brasil. Ao todo, eles deixaram US$ 416 milhões no país, de acordo com o Banco Central. O montante representa o melhor resultado para o mês desde setembro de 2016, ano dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro, que registrou US$ 446 milhões em receitas.
Outro desempenho que reflete a curva favorável ao turismo é o aumento do fluxo de turistas estrangeiros no Brasil em 2022. Somente nos primeiros nove meses do ano, cerca de 1,8 milhão de viajantes do mundo inteiro desembarcaram no Brasil com visto de turista ou em viagem a turismo, de acordo com dados da Polícia Federal. O número é mais que o dobro do registrado em todo o ano de 2021, quando 596,7 mil estrangeiros visitaram o país.
A expectativa é de números ainda mais expressivos no último trimestre. Além do verão brasileiro historicamente aquecido, a entrada de turistas estrangeiros será impulsionada pela maior temporada de cruzeiros da história. Serão oito navios de cabotagem, 35 de longo curso e 674 mil leitos disponíveis. Em quase seis meses de operação, a expectativa é de que o período conte com cerca de 330 mil desembarques de estrangeiros no país.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.