Brasília, 31/10/2022 – Comunicadores da Argentina e do Chile iniciam, nesta terça-feira (1º/11), oito dias de experiências incríveis na cidade do Rio de Janeiro e na Costa Verde do estado. Os cinco jornalistas foram convidados pela Embratur para participar de uma press trip que percorrerá pontos turísticos da capital fluminense, além de passeios por Paraty, Angra dos Reis e Ilha Grande. O objetivo da Agência é tornar o Brasil ainda mais atraente aos viajantes sul-americanos sob a ótica de seus compatriotas.
“Os conteúdos produzidos e publicados pelos comunicadores passam credibilidade e ajudam a despertar o interesse dos turistas internacionais para o nosso país”, afirma o presidente da Embratur, Silvio Nascimento.
O roteiro estabelecido pela Agência inicia com vivências na cidade do Rio de Janeiro. Estão previstos passeios no Cristo Redentor, pela orla da cidade e no Parque Bondinho. Em Paraty, os convidados vão fazer uma caminhada pelo centro histórico, conhecer o cinema público do município e se aventurar pelas cachoeiras. Já em Angra dos Reis e em Ilha Grande os destaques são passeios de lancha com experiências gastronômicas a bordo.
A ação, que ocorre em parceria com o Sebrae, segue até o dia 08 de novembro. Esta é a quarta press trip organizada pela Embratur somente no segundo semestre de 2022.
Outras press trips
Também em outubro, a Agência trouxe ao Brasil comunicadores de Chile, Argentina e Paraguai. Eles tiveram a oportunidade de vivenciar experiências pelo litoral norte de São Paulo. Antes, as press trips passaram por Paraná, com comunicadores de Argentina, Chile e Colômbia, e pelo Rio Grande do Sul (com foco no enoturismo), com jornalistas de Chile, Uruguai e Argentina.
Já no primeiro semestre, foram cinco ações. No fim de junho, a Agência trouxe ao Brasil comunicadores de Portugal para conhecerem os atrativos de Trancoso e Caraíva, na Bahia. Simultaneamente à press trip com portugueses, profissionais norte-americanos conheceram paisagens, a culinária e os roteiros turísticos do Mato Grosso do Sul, com destaque para Pantanal e Bonito. Em meados do mesmo mês, jornalistas e influenciadores digitais de Dubai exploraram o turismo de luxo no Rio de Janeiro.
Em maio, profissionais da Espanha tiveram experiências na Rota das Emoções, no Nordeste. No mesmo mês, chilenos e paraguaios estiveram em Pernambuco, onde passaram pelo Vale do São Francisco, Porto de Galinhas e Carneiros, todos em Pernambuco.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.