Brasília, 07/02/2023 – A Embratur e o Ministério da Pesca e Aquicultura vão trabalhar em conjunto para ampliar a promoção internacional dos destinos de pesca esportiva no Brasil. O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, recebeu nesta terça-feira (7) o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, em reunião que tratou das ações conjuntas para qualificação e promoção dos destinos de pesca esportiva no país.
“Essa é uma segmentação de turismo que é de luxo e o Brasil tem um potencial muito grande, desde que seja qualificado, sustentável, certificado, com manejo correto”, destacou Freixo. “O turista norte-americano vem aqui para a pesca, mas tem que ser a pesca correta”, completou André de Paula.
Os gestores se comprometeram a marcar uma nova reunião e convidar membros de órgãos envolvidos diretamente na pauta. “O ecoturismo, a pesca esportiva, o turismo de base comunitária, isso pode ser uma solução econômica para muitas localidades no país. A Embratur tem que estar junto, porque a solução é transversal”, completou Freixo.
Pernambuco-Porto
A secretária de Turismo do Recife, Cacau de Paula, também participou da reunião e convidou a Embratur para realizar parcerias com o Instituto Pernambuco-Porto, entidade sem fins lucrativos sediada na cidade de Porto, Portugal, para implementar políticas de promoção do turismo internacional.
“Nós estamos finalizando um contrato com Porto para sermos cidades irmãs, facilitando parcerias inclusive de promoção do turismo. E temos o Instituto Pernambuco-Porto, que colocamos à disposição da Embratur como um espaço disponível para receber eventos”, afirmou a secretária.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.