EM BRASÍLIA

Embratur e gestores municipais de Turismo abrem diálogo para promover um novo Brasil no exterior

Agência com corpo técnico capacitado e acessível aos gestores locais foi tema central de reunião realizada nesta quarta (08/02). Encontro serviu também para provocar novas estratégias conjuntas para atrair mais turistas estrangeiros ao país

Renato Vaz/Embratur
Marcelo Freixo reforçou a necessidade de um diálogo permanente com os municípios

Brasília (DF), 08/02/2023 – Disposta a abrir diálogo rapidamente com quem faz o turismo na ponta, a Embratur recebeu, nesta quarta-feira (08/02), mais de 30 secretários e representantes municipais em sua sede. A nova gestão da Agência apresentou a composição de um corpo técnico qualificado no encontro, onde houve consenso entre os gestores municipais sobre a necessidade de se promover um novo Brasil internacionalmente, em busca de atrair mais turistas estrangeiros ao país.

 

Na abertura do encontro intitulado de “Embratur, Anseditur e capitais 2023”, o presidente da Agência, Marcelo Freixo, reforçou a necessidade de um diálogo permanente com os municípios. De acordo com ele, “a Embratur foi muito maltratada nos últimos anos” e precisa agir em conjunto com os gestores municipais e todo o trade para redesenhar a imagem do Brasil mundo afora.

 

“Se a Embratur der certo, quem ganha são as cidades. O Turismo é a solução para o país. A gente quer trazer turista estrangeiro para cá, a gente quer trazer recursos e emprego para todas as cidades. Vamos trabalhar com todos”, reforçou Freixo, que com apenas 21 dias no cargo já promoveu mudanças profundas na estrutura atual da Agência, confirmando que uma das prioridades da nova gestão é montar uma equipe técnica e qualificada para reconstruir a Embratur.

 

A diretora de Negócios, Inteligência e Marketing Internacional, Jaqueline Gil, endossou essas mudanças da nova gestão ao anunciar aos gestores municipais novos nomes que vão compor o corpo técnico da Agência: Flávia Matos assume a Gerência de Branding, Publicidade, Relações Públicas, Marketing Digital e Live Marketing. Já Ícaro Souza assume a Coordenadoria de Marketing Digital. Ambos estavam em posições de destaque em multinacionais de tecnologia. Flávia Matos foi diretora de Assuntos Corporativos para a América Latina do Airbnb. Já Ícaro Souza atuou como gerente sênior de Programa do Meta (Facebook).

 

De acordo com o secretário de Turismo de Blumenau (SC), Marcelo Grubel, o Brasil tem tudo para corrigir a imagem arranhada dos últimos anos. “Fiquei bastante impressionado com o grau de profissionalismo que a Embratur nos apresentou. Ouvimos e pudemos falar. É uma nova porta que se abre para o turismo brasileiro. Quando eu vinha para cá, vinha desanimado, imaginando que os resultados seriam os mesmos de outras reuniões. Mas o presidente Marcelo Freixo e sua equipe deixam uma boa impressão”, avaliou o secretário.

 

Durante o debate sobre novas orientações e demandas do setor, houve consenso de que o Brasil precisa de novas estratégias, rotas e produtos para desestagnar o histórico número de receber 6 milhões de turistas estrangeiros por ano. “Para nós, os destinos turísticos brasileiros, é muito importante essa conexão e a Embratur é um parceiro fundamental. Nossos secretários municipais ficaram muito bem impactados com esse corpo técnico, que chega para compor a renovação da Embratur, o que nos dá boas perspectivas”, afirmou a presidente da Associação Nacional dos Secretários e Diretores Municipais de Turismo (Anseditur), Vanessa Leal.

 

*Veja mais imagens do evento neste link.