Brasília (DF), 08/02/2023 – Reconstruir a imagem internacional do Brasil por meio de ações em favor da sustentabilidade ambiental, respeito à democracia, aos direitos humanos e à diversidade. Foi com base nesses princípios que o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, construíram uma estratégia conjunta de ação fora do país, usando o turismo também como diplomacia.
“O Brasil que nós vamos promover é o Brasil que a gente quer viver. Um Brasil que combate o racismo, que tem protagonismo positivo nas soluções para a questão climática, que é diverso e sabe valorizar sua diversidade. A parceria com vocês é muito importante para que as agendas diplomáticas sejam oportunidades para apresentar esse Brasil e para que as pessoas nos visitem e ajudem a construir esse país que queremos ser”, defendeu Freixo.
Além de associar agendas no exterior, em que a diplomacia brasileira também será acompanhada de ações de promoção do turismo internacional, o ministro Mauro Vieira destacou que o turismo no Brasil terá nos próximos anos visibilidade mundial por eventos diplomáticos que serão realizados no país.
“O Brasil será sede do G-20 em 2024. É como se fosse uma Copa que dura um ano. É gigantesco. São mais de 100 reuniões entre ministros de estado. A Índia é atual sede e investiu 150 milhões de dólares para receber o G-20. Vai ser, sem dúvidas, uma oportunidade importante em que o mundo virá nos visitar”, destacou o ministro.
Ele citou ainda a reunião dos BRICS – grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – que, em 2024, também será no Brasil; a COP-30 (Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima), que deverá ser realizada em Belém (PA), no ano de 2025; e a Cúpula do Mercosul de 2023, que será realizada no segundo semestre deste ano. “Além desse calendário, vamos examinar e planejar ações paralelas, em que cabe perfeitamente a participação da Embratur na nossa agenda internacional”, avalia Vieira.
O presidente da Embratur salientou, por fim, as ações que a Agência tem articulado junto aos demais ministérios para qualificar os destinos brasileiros a receber mais turistas internacionais. “Estamos, por exemplo, formulando um programa, junto ao Ministério do Desenvolvimento Social, para garantir à população que está no Cadastro Único em localidades com apelo turístico internacional uma qualificação profissional para o turismo, com curso de línguas. A gente gera empregos e melhora a recepção do turista estrangeiro”, concluiu.