Os diretores da Embratur Roberto Gevaerd (Gestão e Inovação) e Jaqueline Gil (Negócios e Marketing Internacional) se reuniram nesta terça-feira (28/02) com o diretor-executivo da NEST – Centro de Inovação do Turismo, Roberto Antunes, em Lisboa, para falar de parcerias na área de tecnologia entre as agências. O objetivo é proporcionar experiências personalizadas para turistas estrangeiros, melhorar os serviços prestados por profissionais do setor e assim tornar os destinos brasileiros mais competitivos.
“A visita ao NEST de Lisboa reforçou como é importante investir em novas soluções e tecnologias voltadas para o turismo. A ideia é manter um diálogo permanente com a experiência bem sucedida de Portugal e fazer um intercâmbio com conhecimentos no campo da inovação. O mercado brasileiro é um celeiro de boas oportunidades e as novas tecnologias serão aliadas para garantir o crescimento do setor considerando os parâmetros da sustentabilidade ambiental”, destacou Gevaerd.
A Embratur também vai priorizar o desenvolvimento de soluções de tecnologias verdes que ajudem a reduzir a emissão de carbono do turismo, incluindo o uso de energia renovável, a implementação de práticas sustentáveis em toda a cadeia turística e a promoção de práticas de turismo responsável.
Diálogo com expositores da Feira de Lisboa
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, foi recebido pelo embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro, na tarde desta terça-feira, em Lisboa. A embaixada sediou o encontro da direção da Embratur com os expositores brasileiros que participaram da Feira Internacional de Lisboa, que começa nesta quarta-feira (1º) e será encerrada no domingo (5). O evento reunirá 32 expositores brasileiros e representantes de 75 destinos internacionais.
O encontro contou com a participação da diretora de Negócios e Marketing Internacional da Embratur, Jaqueline Gil, e do gerente de Eventos e Mercados Internacionais, Bruno Reis. O presidente da Embratur destacou que a reunião marca uma nova fase da relação da agência com o trade do turismo.
“A nova Embratur será uma parceira do setor e promoverá o diálogo com todos os atores para que nossas ações sejam mais eficientes e o Brasil se torne um destino internacional mais competitivo. Quero agradecer muito ao embaixador Raimundo Carreiro por ter aberto esse espaço na eEmbaixada brasileira. É um sinal de que as autoridades públicas e a iniciativa privada estão comprometidas com a promoção do turismo”, avaliou Freixo.
Reis ressaltou que o encontro, que faz parte dos preparativos para a primeira participação da direção da agência em eventos internacionais, é um recado de que a gestão da Embratur será pautada pelo feita com profissionalismo. “As feiras serão plataformas de negócios e geração de novos turistas para o nosso país. Elas são estratégicas para o fortalecimento da competitividade brasileira no turismo internacional”, declarou.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.