08/03/2023 – A Embratur está retomando as relações com a Adventure Travel Trade Association (ATTA), maior associação de empresas do ecoturismo no planeta, após três anos de rompimento devido ao negacionismo do antigo governo a respeito da devastação ambiental no Brasil, em especial na região Amazônica. Como resultado dessa reaproximação, a Embratur e a ATTA realizarão três grandes eventos, em diferentes cidades brasileiras, para promover o ecoturismo, até 2026.
A parceria também prevê a criação de um plano de cooperação para produzir e distribuir conteúdo de forma conjunta para públicos interessados no segmento. A ATTA ainda vai realizar ações de capacitação de mão de obra e a qualificação de micro e pequenos negócios que atuam no ecoturismo de aventura.
As relações foram retomadas durante encontro entre o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, nesta quarta-feira (8), na Feira Internacional de Berlim, com o CEO da Associação Shannon Stowell, a vice-presidente de Desenvolvimento Regional, Gabriella Stowell, e o vice-presidente de Desenvolvimento e Produtos, Gustavo Timo.
De acordo com dados da ATTA, o setor movimenta US$ 787 milhões por ano. Mas o Brasil se afastou desse mercado após o ex-presidente da Embratur, Gilson Machado, num evento da ATTA na Suécia, em 2019, atacar o presidente francês, Emmanuel Macron, e afirmar que a Amazônia não estaria sofrendo com as queimadas por ser uma floresta úmida. Agora, após o encontro com Freixo, o Brasil e a ATTA voltam a promover ações conjuntas para promover o ecoturismo de aventura em diferentes regiões do país.
Segundo Gabriella Stowell, a promoção dessas ações e a presença em eventos do setor é fundamental para o Brasil reposicionar sua imagem após quatro anos de isolamento e se reintegrar com o mercado do ecoturismo de aventura.
“A renda que o turista traz fica no destino visitado, gera emprego e renda no local. Não como acontece no turismo de massa, que parte do dinheiro não fica na comunidade. Estamos falando de um tipo de turismo comprometido, com a sustentabilidade e com impacto positivo que ele gera nas localidades visitadas. A gente quer sonhar grande junto com a Embratur”, afirmou Gabriella Stowell.
Conectividade aérea
O presidente da Embratur também se reuniu com diretores das companhias aéreas Iberia, Latam e Air Europa no segundo dia da Feira Internacional de Berlim. O objetivo é fazer uma parceria que una a promoção dos destinos turísticos brasileiros com a ampliação da oferta de voos, para que mais estrangeiras tenham variadas opções, tanto de linhas aéreas quanto de destinos para conhecer o Brasil.
Durante o evento, Freixo também recebeu no estande da Embratur Bettina Schmidt, gerente de produtos da TUI Deutschland, maior agência de viagens da Europa. A Embratur e a TUI realizarão parceria para conectar os destinos brasileiros à rede de atuação da agência, unindo promoção e comercialização dos produtos nacionais.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.