CULTURA EM ALTA

Festas de São João serão divulgadas internacionalmente

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, irá apresentar aos jornalistas estrangeiros a potência da cultura nordestina
Renato Vaz/Embratur
Durante a reunião, foi apresentada também ao presidente da Embratur a importância da Rota Cultural Caminhos do Frio

14/03/2023 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, recebeu, na tarde desta terça-feira (14), o deputado federal Gervásio Maia, acompanhado dos prefeitos Matheus Bezerra, de Bananeiras (PB); Gidalva Lima, de Mato Grosso (PB), e Kadson Monteiro, de Jericó (PB). As festas de São João, tradição do Brasil e que têm nos estados do Nordeste sua grande força, foram tratadas no encontro. Freixo se comprometeu em trazer jornalistas estrangeiros para conhecer os festejos juninos brasileiros.

“As festas de São João são uma potência do Nordeste brasileiro que o mundo precisa conhecer. Assim como o carnaval tem uma grande divulgação mundo afora, as festas de São João também merecem essa promoção e podem trazer turistas de vários países. A Paraíba sabe fazer muito bem essa festa, assim como outros importantes estados da região, e queremos valorizar cada vez mais essa tradição”, destaca Freixo.

Durante a reunião, foi apresentada também ao presidente da Embratur a importância da Rota Cultural Caminhos do Frio, na região do brejo paraibano. O roteiro turístico inclui uma ampla programação cultural, gastronômica e de ecoturismo no clima ameno da altitude de 550m da Serra da Borborema.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.