DIÁLOGO CONSTANTE

Marcha dos Prefeitos: Embratur orienta gestores a potencializar atrativos turísticos

Agência disponibilizou e-book com informações sobre como os municípios podem acioná-la para prepará-los para o mercado internacional, gerando emprego e renda
Renato Vaz/Embratur
Marcelo Freixo participou da cerimônia de abertura e explicou a gestores municipais o trabalho realizado para promover o país internacionalmente

28/03/2023 – Aberta ao diálogo direto com os gestores estaduais e municipais, a Embratur marcou presença na XXIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, nesta terça-feira (28). O presidente da Agência, Marcelo Freixo, participou da cerimônia de abertura, e explicou a gestores municipais o trabalho realizado para promover o país internacionalmente.

Com o objetivo de orientar as autoridades a potencializar os atrativos turísticos, durante os quatro dias do evento – o encerramento está marcado para quinta-feira (30) –, a Embratur disponibiliza um e-book com informações sobre de que forma os municípios que já possuem experiências turísticas preparadas (ou em estágio avançado de estruturação) podem trabalhar com a Agência para receber o turista internacional.

“Temos que trabalhar em conjunto com os gestores municipais, pois essa parceria é fundamental para que os nossos atrativos e experiências turísticas estejam preparados para as exigências dos viajantes do mundo”, afirmou Freixo. 

A edição do evento deste ano tem como tema “Pacto federativo: um olhar para o futuro”. O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Roberto Ziulkoski, aproveitou a cerimônia para agradecer a presença de 4.200 municípios representados por seus gestores municipais e 12 mil participantes. “Isso mostra a importância que tem essa Marcha”, comemorou.

Olhar do mundo

A Embratur também participou de um painel de debate sobre “Turismo: Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial – Atração de investimentos a partir de estratégias inovadoras”. A diretora de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade, Jaqueline Gil, discursou sobre os desafios de recuperar a imagem do Brasil e despertar o interesse nos turistas estrangeiros.

“Precisamos que o mundo volte a visitar o Brasil como antes, e vamos trabalhar para recolocar o país no lugar de destaque no cenário internacional, em especial as área de negócios e eventos; competitividade e recursos naturais, e gente e cultura”, detalhou a diretora.

Jaqueline Gil explicou ainda aos prefeitos que, atualmente, é impossível falar em turismo internacional e não pensar na sustentabilidade e ações climáticas. “A nossa imagem no exterior vai muito além de questões que a gente acha que é normal. A Embratur precisa trabalhar, o tempo todo, com a perspectiva do estrangeiro que vai nos ‘comprar’”.

A secretária de Cultura, Lazer e Turismo de São João do Manhuaçu (MG), Rosemarcia Dornelas Miranda, ficou interessada em conhecer o trabalho desenvolvido pela Embratur, de forma a potencializar o município mineiro para o mercado internacional. “O meu intuito no evento é buscar conhecimento, ou seja, aprender como fomentar as nossas atrações turísticas. Temos a Rota Imperial, que começa em Ponte Nova (MG) e segue até o Espírito Santo, tendo como um dos seus atrativos o café especial, tipo exportação, que já atrai diversos grupos da Argentina, Japão e tantos outros lugares. E queremos ampliar essa divulgação com o apoio da Embratur”, afirmou a gestora municipalista.

*Veja todas as fotos do evento neste link. 

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.