DESENVOLVIMENTO

Embratur recebe projeto de turismo comunitário com ações voltadas aos jovens

Secretaria de Juventude do Ceará quer o apoio da Embratur para apresentar aos turistas estrangeiros essa modalidade turística

Divulgação/Embratur
Secretária de Juventude do Ceará apresenta o projeto da Rede Tucum ao presidente da Embratur, Marcelo Freixo

28/03/2023 – A secretária de Juventude do Ceará, Adelita Monteiro, apresentou, na tarde desta terça-feira (28), ao presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o projeto da Rede Tucum, que desenvolve o turismo comunitário em 11 municípios cearenses, de forma a oportunizar experiências e vivências culturais das regiões. A ideia é ter o apoio da Embratur para apresentar aos turistas estrangeiros essa modalidade turística, para desenvolver projetos que gerem emprego e renda aos jovens da cidade.

“O Ceará não tem só o turismo do sol e praia, mas também tem o turismo comunitário que oferece muitas experiências e vivências, e é isso que queremos difundir no mundo”, disse a gestora estadual.

O presidente Freixo explicou o trabalho que a Embratur tem realizado para recuperar a imagem do Brasil internacionalmente e, assim, despertar o interesse dos turistas estrangeiros. “O turismo é sinônimo de desenvolvimento. É uma importante solução para a geração de emprego e renda. Temos inúmeros destinos e modelos turísticos, mas é preciso atuar na capacitação dos profissionais que atendem os viajantes internacionais”.

UNE

Marcelo Freixo recebeu ainda, nessa terça, a visita da atual presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Bruna Chaves Brelaz. A ativista estudantil entregou ao presidente da Embratur o convite para o 59º Congresso da UNE, que será realizado entre os dias 12 e 16 de julho.

Freixo se comprometeu a participar do evento e destacou a importância da Educação para o setor de Turismo. “A Educação é uma das principais responsabilidades do Estado, e tem papel importante na formação dos nossos jovens e na construção de nossas cidades. E o turismo pode, sim, gerar emprego e renda para esses estudantes, que logo estarão no mercado de trabalho”. 

Já Bruna destacou o papel da valorização da educação pública para que os jovens tenham mais oportunidades. “Temos atuado em propor projetos para reestruturar a nossa política de educação, de forma que seja uma prioridade de governo. Os estudantes, em especial os que entram pelas cotas, precisam ter condições de se manter na universidade, e para isso acontecer é preciso ampliar o debate sobre o tema”, avaliou.