SUSTENTABILIDADE

Press trip de Alagoas é 1ª iniciativa 100% carbono neutro promovida pela Embratur

Ação trouxe 5 jornalistas portugueses para conhecer as belezas e atrativos do estado; agenda terminou nesta quarta-feira (29)
Thiago Sampaio/Setur-AL
Todo carbono emitido decorrente das atividades da press trip será completamente compensado

29/03/2023 – Os cinco jornalistas portugueses que passaram os últimos sete dias conhecendo os principais atrativos turísticos de Alagoas voltam nesta quarta-feira (29) para Lisboa. Levam fotografias e vídeos, memórias de experiências incríveis. Deixam somente novas amizades e saudade. Todo carbono emitido decorrente das atividades da press trip será completamente compensado, numa política carbono neutro liderada pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), que realizou a press trip em parceria com o Sebrae e a Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas (Setur).

“Ações de neutralização de carbono das atividades do turismo é um caminho que os países desenvolvidos já estão trilhando. Inauguramos com essa viagem dos jornalistas portugueses essa política de compensação do carbono na Embratur. É parte do nosso compromisso com a sustentabilidade ambiental, e deixa uma mensagem muito clara para estes jornalistas sobre o caminho que estamos trilhando e onde queremos chegar”, destacou Marcelo Freixo, presidente da Embratur.

À frente da Setur de Alagoas, a secretária Bárbara Braga ressalta a importância da ação para a promoção do destino no mercado europeu e, em especial, reconhece a pauta da sustentabilidade como grande tônica do turismo não só no país, mas no mundo. 

“A press trip foi um sucesso e estamos muito felizes com mais essa ação e a parceria inédita com a Embratur, que chega como importante aliada para fortalecer a divulgação internacional do nosso setor e também como grande precursor no debate do turismo sustentável no Brasil. Para além da promoção assertiva do nosso destino em um dos mercados emissores mais estratégicos para Alagoas atualmente, que é Portugal, nosso estado é palco e dá a visibilidade merecida para uma temática indiscutivelmente relevante hoje que é a preservação do meio ambiente, o olhar consciente para o consumo das nossas belezas naturais e dos produtos turísticos”, comemora a secretária. 

Neutralização de carbono 

O cálculo da pegada de carbono, que estima todas as emissões referentes às atividades da press trip, levou em consideração o voo entre Lisboa e Maceió, ida e volta, o passeio de helicóptero e o deslocamento terrestre. Também estimou a emissão de carbono no consumo energético com ar condicionado, alimentação e demais atividades realizadas na viagem. As equipes da Embratur e Setur que acompanharam o evento também tiveram a pegada de carbono considerada no cálculo. No total, o resultado da emissão foi de cerca de 12 toneladas de CO². 

A Embratur comprou através da empresa Carbonext 12 créditos de carbono (cada crédito corresponde a uma tonelada de CO²). Esses recursos foram direcionados para o projeto Aterro São João, onde uma parceria entre a Prefeitura Municipal de São Paulo e Grupo Biogás evita que seja lançada na atmosfera a quantidade equivalente de metano no processo de decomposição do lixo. A iniciativa captura parte do lixo do aterro em sua usina, que gera eletricidade ao queimá-lo.

Roteiro completo

Depois de explorar os destinos e produtos turísticos do Litoral Norte, Sul e do Sertão de Alagoas, a press trip terminou nesta quarta-feira (29) com passeios pela Palatéia, na Barra de São Miguel, e na capital alagoana.

“A minha experiência em Alagoas foi muito enriquecedora. Eu não sabia muito bem o que iria encontrar e fiquei muito impressionada e agradecida pelas pessoas serem tão carinhosas. Para mim, os momentos que mais me marcaram foram no Sertão, porque conhecemos pessoas que nos mostraram a sua arte e fiquei muito sensibilizada com o trabalho deles, especialmente com os artesãos da Ilha do Ferro. Vamos levar de volta a Portugal muitas histórias para contar, dos lugares e das pessoas em especial”, Leonor Riso, uma dos 5 jornalistas convidados para press trip em Alagoas. 

Os profissionais portugueses irão produzir conteúdo sobre a viagem dando detalhes dos produtos turísticos alagoanos, abrangendo destinos, hotelaria, gastronomia, artesanato, cultura e história de Alagoas. Com a curadoria da Embratur, o grupo de comunicadores é formado por Ivete Carneiro, do Jornal Volta Ao Mundo; Mara Gonçalves, do Público; Leonor Riso, do Sábado; João Valadares, da revista MAGG; e Sônia Calheiros, da Visão, todos relevantes veículos de comunicação de Portugal.

Em um roteiro de sete dias, a viagem contemplou atrativos e produtos turísticos do Litoral ao Sertão, incluindo as cidades de Maceió, Marechal Deodoro, Porto de Pedras, Olho D’Água do Casado, Piranhas, Barra de São Miguel e Pão de Açúcar, além de visitas a rede hoteleira e ateliês de importantes mestre do artesanato e da arte popular. 

Para o superintendente do Sebrae Alagoas, Vinicius Lages, a visita da comitiva portuguesa foi uma oportunidade para testar a oferta turística do estado, do ponto de vista internacional. “Os jornalistas que nos visitaram puderam conhecer os destinos e empreendimentos apoiados pelo Sebrae que estão inseridos nessa trajetória de reposicionamento do turismo, que abrange a qualificação de mão-de-obra, equipamentos e serviços, sempre com ênfase na valorização da nossa cultura, história e gastronomia”, explicou Lages. “Mostramos que Alagoas é muito mais que sol e praia, temos destinos além da capital e litoral e uma qualidade de experiência genuína que pode encantar turistas do mundo inteiro. Essa foi uma demonstração de que estamos prontos e de braços abertos para ampliar mercados com Portugal e a Europa”, comentou o superintendente.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.