Tem alguma dúvida sobre a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo? Reunimos aqui algumas informações importantes sobre a atuação da Embratur. Se você tem alguma pergunta que não está contemplada nas respostas abaixo, envie um e-mail para imprensa@embratur.com.br com o seu questionamento.
Em 18 de novembro de 1966, a Embratur, então Empresa Brasileira de Turismo, foi criada, por meio de decreto do presidente Humberto de Alencar Castelo Branco, o qual também deu origem ao Conselho Nacional de Turismo e definiu a Política Nacional de Turismo. Neste momento, vinculada ao Ministério da Indústria e do Comércio, a Embratur tinha como principais atribuições: fomentar a atividade turística ao viabilizar condições para a geração de emprego, renda e desenvolvimento em todo o país.
Após diversas mudanças no cenário econômico e do setor de turismo, a Embratur passou de empresa pública, em 1991, para autarquia, com a denominação de Instituto Brasileiro de Turismo, e vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Regional da Presidência da República até 2003. A partir dessa mudança, a Embratur passou a ter como missão formular, coordenar e executar a Política Nacional do Turismo.
Todas as contas da Embratur são submetidas à fiscalização interna e externa para assegurar a melhor utilização dos recursos. A Embratur apresenta anualmente ao Ministério do Turismo relatório com a prestação de contas dos recursos aplicados no exercício, a avaliação geral do desempenho da entidade em relação aos indicadores estabelecidos no contrato de gestão e a análises gerenciais. O documento também é submetido ao Tribunal de Contas da União, o que confere transparência total sobre as atividades realizadas pela Agência.